TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Casos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Sediada em Monterrey, no México, a Cemex é uma empresa com um século de história que vende cimento e concreto pré-misturado. Conta com 53 plantas industriais ao redor do mundo em mais de 30 países. Por meio de crescimento orgânico e de aquisições, ela deixou de ser um produtor de cimento local mexicano para se transformar na terceira maior fabricante de concreto e cimento do mundo. Também é líder no setor em termos de inovação com sistemas de informação.

O setor de concreto é intensivo em ativos, de baixa eficiência e tem uma demanda imprevisível. Os expedidores da Cemex costumam receber pedidos de 8 mil tipos diferentes de concreto misturado e, então, enviar esses pedidos a seis centrais regionais, cada uma com sua própria frota de caminhões. Eram comum que os clientes mudassem metade dos pedidos – às vezes poucas horas antes da entrega – e, devido a mudanças no clima, engarrafamentos ou problemas com licenças de construção, esses pedidos tinham de ser redirecionados. As linhas telefônicas da Cemex viviam congestionadas com clientes, caminhoneiros e expedidores tentando garantir o cumprimento dos pedidos. Muitos desses pedidos simplesmente deixavam de ser atendidos. Lorenzo Zambrano, neto do fundador da empresa, assumiu o negócio em 1985. Ele acreditava que poderia superar a visão tradicional do cimento: uma commodity que não precisava de um branding especial. Decidiu, então, aplicar tecnologia de informação a esses problemas. Ele e o CIO da Cemex, Gelacio Iniguez, desenvolveram uma série de sistemas que permitiram à empresa administrar aquela imprevisível demanda melhor que a concorrência.

Zambrano e Iniguez usaram ideias extraídas de visitas a empresas norte-americanas, como a Federal Express, a Exxon e o serviço de emergência 911 de Houston, para ver como outras organizações antecipavam a demanda por seus serviços. Desenvolveram, então, um sistema que liga os caminhões de entrega da Cemex a um satélite do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System – GPS); com ele, os expedidores podem monitorar a localização, a direção e a velocidade de cada veículo. Essas informações ajudam a Cemex a enviar o caminhão certo para entregar um tipo específico de cimento, ou redirecionar entregas para atender a mudanças de última hora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com