TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

 O objeto deste estudo é o processo de mudança ocorrido em uma empresa de médio porte do setor industrial brasileiro.

 A companhia será aqui denominada simbolicamente de “Mutare”.

 O “Comitê Executivo” é composto do Presidente, do Gerente Comercial, do Gerente Industrial e do Gerente Financeiro da empresa. A este comitê será apresentado a proposta elabora pela equipe.

 A “Mutare” decidiu contratar uma equipe de consultores para ajudá-lo no processo de mudança que julgava necessário à empresa.

 O método utilizado de pesquisa classifica-se como estudo de caso que, segundo Mattar (1993), é “uma forma de aprofundar o conhecimento de problemas não suficientemente definidos. Ele pode envolver exame de registros existentes, observação de acontecimentos, entrevistas estruturadas e não estruturadas, etc.”

DESCRIÇÃO DO CASO

A “Mutare” é uma indústria situada em São Luis e foi fundada há mais de 40 anos. Na maior parte de sua história atuou principalmente no mercado de livros e nos últimos anos vem ampliando sua participação no mercado de alimentos, tal como cibercafe agregando propostas a leitura dos livros, como forma de incentivar o leitor a comprar e permanecer o maior tempo possível nas lojas.

A “Mutare” é administrada por um presidente, comanda o Comitê Executivo, formado por 3 gerentes (comercial, produção e financeiro). Abaixo desses na estrutura hierárquica da empresa encontram-se vários supervisores de áreas, chefes de seção e finalmente os demais colaboradores da empresa. A empresa possuí cerca de 450 funcionários e fatura aproximadamente R$ 30 milhões / ano.

Uma situação de dificuldades

Apesar de sua tradição no mercado, a “Mutare” passa por algumas dificuldades significativas conforme relatado por seu principal executivo durante a contratação da equipe:

• Perda de lucratividade e endividamento da empresa, face ao alto índice de retrabalho dos materiais produzidos e ao aumento do custo de matérias primas no mercado externo (papel)

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

• Grande concorrência em seu mercado de atuação

• Grande número de falhas no processo produtivo, relacionadas com a atuação humana

• Fortes traços paternalistas no estilo de gestão

• Alta preocupação dos líderes de não “magoar” as pessoas

• Crença reinante entre as pessoas de que “nada muda” na “Mutare”

• Decisões lentas e que não transformam-se em ações efetivas

• Existência de diversos “grupos” dentro da organização e muitos conflitos entre eles

A intenção do presidente da empresa ao contatar o grupo de consultores, é implantar um modelo de remuneração variável que incentive uma visão mais empreendedora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com