TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

Sumario

1.INTRODUÇÃO ............................................................................................. 4

2.OBJETIVO ................................................................................................... 5

3.JUSTIFICATIVA............................................................................................ 6

4. SOLUÇOES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PORTO DE SANTOS... 7

5. PORTO DE SANTOS E NOVAS TECNOLOGIAS...................................... 8

6. PORTO DE SANTOS USA ALTA TECNOLOGIA........................................ 9

7. LOGISTICA E INFRAESTRUTURA ............................................................ 10

7.1 SOLUÇÕES .......................................................................................... 10

7.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS.......................................................... 11

7.3 ESTUDO PREVIO .................................................................................... 11

8.CONCLUSÃO ............................................................................................ 12

9. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 13

1. Introdução

Com o crescimento do comércio exterior brasileiro no período recente o Porto de Santos se destaca neste cenário por ser o maior e mais importante porto da América Latina. Tamanha estrutura requer regulação. No país, adotou-se o modelo de privatização, marcado pela Lei de Modernização dos Portos de 1993, que alterou aestrutura administrativa e operacional do sistema portuário nacional. Todas as alterações certamente serviram para fortalecer o sistema portuário brasileiro, mas ainda há evidências de grandes problemas, que geram ineficiências. Por isso, buscou-se analisar o marco regulatório do sistema portuário nacional, bem como indicadores de desempenho operacional e de custo de movimentação de contêineres, tomando como base o porto de Santos, a fim de identificar se os portos do país vem absorvendo de forma eficiente o expressivo aumento de demanda pelos serviços portuários.

2. Objetivo

Analisar a estrutura física e operacional do sistema do maior Porto do país sua movimentação de cargas e indicadores de desempenho, procurando identificar se o porto do país vem absorvendo de forma eficiente o expressivo aumento de demanda pelos serviços portuários, bem como as principais ineficiências que impactam sobre seus custos.

3. Justificativa

A relevância para execução do presente estudo está em pesquisar informações acerca dos problemas do Porto de Santos, uma vez que o porto é elemento central no processo de inserção na economia globalizada e o custo de suas atividades constitui-se em barreira para o desenvolvimento do comércio mundial, em crescente dinamismo. Deste modo, a análise de possíveis ineficiências que elevam os custos, prejudicando a competitividade e impossibilitando que a infraestrutura existente atenda de maneira eficiente sua demanda.

De qualquer forma, é importante a sistematização das idéiasexistentes acerca do assunto, principalmente em função da competitividade crescente no comércio mundial, que exige cada vez mais a capacidade de promoção pelos meios de circulação de um máximo de extensão e diversidade e um mínimo de tempo no fornecimento de insumos e produtos ao consumidor.

Em suma, espera-se contribuir para o debate sobre os Problemas no Porto de Santos e sistematizar estas informações para a sociedade, procurando manter o viés crítico sobre a situação encontrada.

4. Soluções para o desenvolvimento do Porto de Santos

Soluções para dinamizar o desenvolvimento do Porto buscavam novidades em produtos e serviços tecnológicos locais.

A aplicação da Tecnologia da Informação (TI) no setor portuário e demais segmentos da economia.

O Porto é o principal negócio atualmente da cidade e oferece opções para empresas do complexo portuário encontrar fornecedores de soluções na própria Região. O crescimento do Porto e de outros vetores de desenvolvimento local depende diretamente de tecnologia apropriada.

Em um comparativo com outros portos do mundo podemos observar que a TI ajuda Los Angeles escoar 40% da balança comercial norte-americana, em Xangai (CHI), a movimentação é seis vezes maior que em Santos. No porto de Cingapura, o tempo médio para liberar um contêiner é de duas horas. No Brasil, o mesmo procedimento pode levar dias. A informatização total dos processos aduaneiros e portuários seria parte da solução ideal. Temos como exemplo o caso de Rotterdam (HOL) para exemplificar como a tecnologia pode mudar a cultura nos portos brasileiros. NaHolanda, veículos robotizados levam o contêiner do pátio até o cais de embarque. Para isso ocorrer no Brasil, o trabalhador precisará de menos força física e mais conhecimento tecnológico. Homem com prancheta nas mãos na portaria do terminal não existe em portos modernos do mundo. Capacitar mão-de-obra também será um dos benefícios proporcionados pela TI em Santos.

Processos integrados podem resolver gargalos operacionais, por meio de coletores de dados, displays, leitores de placas e sensores rodoviários.

Esta estrutura avisa quando o caminhão está próximo de chegar, evitando filas. É preciso de áreas de apoio logístico para que isso funcione bem. Enfim, as demandas são muitas e a TI é ferramenta fundamental. Cerca de 30% da economia brasileira passa pelo Porto de Santos. Como vamos pensar no desenvolvimento do gigante porto sem os benefícios da tecnologia.

5. Porto de Santos e novas tecnologias

Melhoria atinge as cargas da cabotagem e o Porto de Santos está investido em tecnologia para cumprir com a nova determinação da Alfândega da Receita Federal de Santos. De acordo com a nova resolução da entidade não há mais obrigatoriedade de separação física entre contêineres que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com