TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  1.790 Visualizações

Página 1 de 4

Buffet Comabem Ltda.

O Buffet Comabem foi criado em 1970 pelo senhor Ricardo Pes¬soa e mais três amigos, com os quais havia trabalhado no passado em alguns restaurantes no sul do Brasil. Dispondo de algumas eco-nomias, acumuladas ao longo de mais de 20 anos, como cozinheiro de restaurantes na cidade de Curitiba, o Sr. Ricardo convidou os três amigos a participarem do negócio, oferecendo aos mesmos a proposta de en¬trarem com 15% do capital, cada um, ficando o senhor Ricardo com os 55% restantes.

Com a experiência acumulada ao longo de todos esses anos no ramo de alimentação, ele pôde perceber que não existia na cidade de Curitiba nenhuma firma que explorasse o ramo de produção e venda de comida para entrega em domicílio, nem para as empresas, nem para as pessoas que desejassem contratar esse tipo de serviço.

Após algum estudo sobre o mercado local, o senhor Ricardo re¬solveu alugar uma casa localizada em um bairro distante 10 minutos do centro da cidade, transformando-a na sede da empresa, que pas¬sou a funcionar com uma grande cozinha industrial com capacidade de produção de uma grande e variada quantidade de pratos, salgadi¬nhos e doces dos mais diversos tipos.

Além dos materiais necessários à produção dos alimentos, investiu todo o capital inicial na aquisição de louças, talheres e outros materiais necessários para a organização de eventos de todo o tipo.

Desde o início, os sócios acordaram que a empresa deveria realizar todo esforço para oferecer um serviço de qualidade máxima em todos os aspectos do negócio. Todos os empregados receberiam treinamento para a realização de qualquer atividade na empresa, principalmente na parte relativa ao atendimento dos clientes. O lema da empresa era: O Cliente é o Rei! Ele tem sempre razão, e em hipótese algum, deve ser contrariado.

Os negócios prosperaram e já na década de 80 a Comabem alcançava um faturamento de mais de R$ 20 milhões. Toda essa expansão era creditada ao espírito empreendedor do senhor Ricardo, que sempre se preocupou em expandir as vendas da empresa. Para ele nada mais importava. Todo o planejamento da empresa era baseado nas estimativas de vendas estabelecidas pelo senhor Ricardo para os períodos seguintes.

Considerada a época do milagre brasileiro, o período de expansão da empresa nos anos iniciais foi marcado por uma série de fatos que contribuíram bastante para o negócio de alimentação, entre os quais podem ser destacados: a entrada da mulher no mercado de trabalho; legislação trabalhista forçando a existência de locais apropriados para alimentação dos trabalhadores nas empresas; ampliação de áreas de lazer; surgimento de novos empreendimentos produzindo comidas congeladas etc.

Todo este desenvolvimento levou o senhor Ricardo a diversificar seu negócio, adquirindo 5 restaurantes e 2 hotéis e começar a pensar em expandir seu negócio para além de Curitiba, abrindo outras frentes em outros Estados.

A administração do negócio funcionava de forma bastante simples, com o senhor Ricardo cuidando das vendas e os outros três sócios e mais um contador cuidando da parte financeira e das demais atividades operacionais da empresa. Nada era feito sem passar pelos três diretores, que se reportavam ao senhor Ricardo para informar o que estava ocorrendo na empresa.

Se nos primeiros anos praticamente não havia concorrência, as mudanças nos fatores sociais, políticos e econômicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com