TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigo: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso - Mudanças na direção da São Paulo Alpargatas.

1- Quais foram os principais desafios enfrentados por Fernando Tigre ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas?

R= Fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros, que perdia ao longo do tempo, com as estratégias ultrapassadas para as condições ambientais. Sofrendo também com a grande concorrência, principalmente as chinesas.

2- Quais foram os fatores que contribuíram para a falta de motivação entre os trabalhadores?

R= Foi decisões estratégicas ultrapassadas, organização ineficiente, comunicação entre divisões eram falhas. Assim os trabalhadores não tinham expectativas de futuro na empresa.

3- Quais as características dos grupos de trabalho que Fernando Tigre encontrou quando assumiu a presidência da Alpargatas? Qual foi seu o seu impacto no ambiente de trabalho?

R= Características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e sedento por novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência que equipes pouco unida.

4- Quais foram às medidas tomadas para mudar o comportamento dos funcionários?

R= Primeiro a redução de 14.500 em 1997, para 10.500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.

5- Distinga entre as várias medidas adotadas, aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos e fatores motivacionais, segundo Herzberg.

R= Fatores Higiênicos foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.

6- Quais das abordagens teoricas de motivação melhor ajudam a compreender o caso?

R= Os funcionarios que aderiram á mudanca politica da organização viam na empresa um fututro, e possibilidade de cresicimnto proficional promissor.

7- Você considera Fernando Tigre um lider orientador para a tarefa ou para as pessoas? Justifique.

R= Sim. Ele tomou medidas que contribuiram para melhorar o ambiente de trabalho na Alpargatas. Quando ele chegou, os funcionarios andavam cabisbaixos, mas, com as mudanças aumantaram as responsabilidades e a pressão ela manteve os que aceitaram os desafios eresponderam com comprometimento e dedidaçãos as exigencias, assim foi possivel incrementar a participação ativa de todos, usufruindo todo capital humano ocioso da organização.

8- Como a teoria de contingencia de Fiedler pode ajudar a compreender a atuação de Fernando Tigre como lider?

R= De acordo com Fielder, existem apenas duas maneiras de melhorar a eficácia do líder: mudar o líder para que ele se encaixe na situação ou modificará a situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com