TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.177 Visualizações

Página 1 de 5

Sands Corporation 1

A Sands Corporation- empresa americana de porte médio de equipamentos especializados de computação para automóveis-trabalha como subcontratada para montadoras de automóveis e empresas fornecedoras de produtos militares.

1) Situação: A empresa tinha um número de funcionários na sua organização( é uma unidade organizacional coordenada de modo consciente, composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir o objetivo comum.Robbins 2009 p.3) que era de 130, o Rh dividia suas tarefas por dois setores, o de gerente de linha e o DP.O número de funcionários aumentou bastante, para 700 e com isso demandou mais trabalho e mais responsabilidades.Os assuntos eram resolvidos de uma forma mais centralizada, e com esse aumento teve de ser descentralizada.

Causa: Com este crescimento a alta administração DRH, optou por contratar mão de obra especializada em gerir pessoas, analisando informações de um concorrente que perdeu 5 milhões com uma ação judicial trabalhista, o que levou a Sands a delegar novas responsabilidades aos novos gestores, através deste fato o DRH descentralizou o poder, contratou mais gestores para as funções de gestão de pessoas. Evitando assim problemas legais custosos a companhia. Antes do RH ser responsável por todo o setor os gerentes tinham mais autonomia para tomar decisões relacionadas com os empregados, como admissão, avaliação e remuneração dos subordinados, porém esse tipo de autoridade pode trazer problemas como:

_ Despedidas arbitrariamente

_Conflitos por interesses pessoais dentro da empresa.

_Salários elevados para alguns trabalhadores, diminuição de salários para alguns trabalhadores.

_Orçamentos altos a certas áreas dentro da empresa.

_Não capacitação para os trabalhadores.

2)Problema:Os gerentes de linha não gostaram do que estava acontecendo ,pois a responsabilidade pela organização do trabalho é exclusiva dos gerentes e o RH absorveu muitas de suas responsabilidades e direitos.As relações de autoridade não estão bem definidas e está ocasionando um conflito ( é um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra a afeta, pode afetar negativamente alguma coisa que a primeira considera importante. Robbins ) que vem dos diretores que dão todo o controle ao RH, confrontando os trabalhadores que sem ter a quem recorrer em diferentes situações, prejudicam a empresa com a diminuição de produção, saída dos trabalhadores para outras empresas,metas não alcançadas, deficiência total.

Outro fator que acontece na empresa é a resistência à mudanças: como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário se acostume a uma total previsibilidade e repetição daquilo que faz, o que passa a lhe proporcionar uma total segurança a respeito de seu futuro na burocracia. Torna-se um simples executor das rotinas e procedimentos e não precisa pensar de maneira própria e pessoal. Assim quando surge alguma possibilidade de mudança dentro da organização certamente essa mudança passa a ser interpretada pelo funcionário como algo que ele desconhece, e, portanto algo que pode trazer perigo a sua estabilidade e segurança, com isso, a mudança passa a ser indesejável. E a medida do possível o funcionário passa a resistir a qualquer tipo de mudança que se queira implantar na organização ( retirado do livro teoria comportamental < Chiavenato).Outro problema identificado é a falta de comunicação entre as partes, sejam elas verbal, escrita ou gráfica. As relações humanas mostrou que as comunicações dentro das organizações são falhas. Para a Teoria das Relações Humanas, comunicação é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social.

Para a Teoria das Relações Humanas, a comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas. Os subordinados devem receber um fluxo de comunicação capaz de suprir-lhes as necessidades. Por outro lado, os superiores devem receber dos subordinados um fluxo de comunicações capaz de lhes fornecer uma idéia adequada do que está acontecendo. A comunicação organizacional em duas vias (descendente e ascendente) é importante, pois:

• A pessoa trabalha melhor quando conhece os padrões do seu trabalho;

• A organização opera mais eficientemente quando a pessoa e seu chefe têm um entendimento comum das suas responsabilidades e padrões de desempenho que a empresa espera obter deles;

• Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com