TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  3.560 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Confecção de Roupas Paulistas Ltda. (CRP).

Definição de “Responsabilidade Social”

 “È um conceito adotado para organizações privadas socialmente responsáveis referente às estratégias de sustentabilidade em longo prazo das empresas que, em sua lógica de desempenho e lucro, passam a contemplar a preocupação com os efeitos sociais e/ou ambientais de suas atividades, com o objetivo de contribuir para o bem comum e para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.”

ESTUDO DE CASO

EMPRESA: CONFECÇÃO DE ROUPAS PAULISTA LTDA

RAMO: CONFECÇÃO DE CAMISA MASCULINA

PRODUTO: CAMISA SOCIAL MANGA LONGA E CAMISA ESPORTE MANGA CURTA

QUESTÕES

1) Avalie a implantação das estratégias ambientais e de responsabilidade social da empresa; relacione todos os pontos positivos e negativos que você pode observar.

A CRP que antes não se preocupava com questões ambientais e de responsabilidade social, passou a dar importância a esses assuntos. Agora comtempla tecidos sintéticos que não amassa e não há necessidade de passar assim ecologicamente correto. A mudança se deu após decidir que era hora de exporta utilizando em sua confecção matéria-prima sintética. Dado a seu caráter de produto ecológico diferentemente de seus similares que em muitas vezes utilizam agrotóxicos, tem maiores chances de adquirir o selo verde passaporte para exportação á países desenvolvidos. O diferencial com essa mudança beneficia o cliente e o diferencia competitivamente de seus concorrentes. A implantação de estratégia de gestão ambiental e de responsabilidade social torna a empresa fabricante de vestuário inovadora principalmente no mercado externo

• Fabricação de tecidos sintéticos ecologicamente corretos que não amassa.

• Menor custo de produção que derivam do produto sintético

• Os produtos têm maiores chances de obter o selo verde, o passaporte para exportação aos países desenvolvidos.

2) Qual era a situação da CRP no mercado quando ela iniciou o processo de mudanças? De que forma a situação mudou?

A CRP antes de passar por mudanças ela apenas fabricava camisas sociais e esporte para comercializá-las com distribuidores atacadistas e lojas de varejos. Ela também não se preocupava com as questões ambientais e de responsabilidade social. Atualmente mudou essa ideia e passou a se preocupar com o meio ambiente. A sua linha de produtos contempla a fabricação de peças com tecido sintético que não amassa e é ecologicamente correto. Essa mudança ocorreu a partir do momento que decidiram exportar roupas confeccionadas com matéria prima sintética, para atender a nichos de mercados para produtos verdes. Foi constatado que as exportações de produtos têxteis estão fortemente concentradas em números pequenos de empresas.

3) Nas estratégias ambientais e de responsabilidade social implementadas pela CRP foram desenvolvidos projetos sociais de que tipo? Procure relacionar cinco projetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com