TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

INTRODUÇÃO

Palavras transformam-se em modismos e aparecem na boca de todos. A palavra do momento na educação brasileira é o verbo incluir. Fala-se que a escola pública no Brasil sempre foi praticante da exclusão e que o atual governo (seja qual for) está corrigindo esta injustiça (isto para aqueles que acreditam na boa vontade dos governos...). E estratégia para esta tal inclusão são bem conhecidas: criação de ciclos, a não reprovação, o abandono das notas, as correções de fluxo, entre outras.

Para sustentar a necessidade destas medidas, seus defensores apresentam estatísticas nas quais o país aparece com péssimos indicadores nesta área: muita reprovação, muito analfabetismo. E afirmam que tal situação está mudando, afirmação na qual muitos professores acreditam, pois gostariam, no íntimo de suas almas, que fosse verdade.

Dessa forma, muitos acreditam que inclusão resume-se em colocar crianças e jovens dentro de uma sala de aula. Feito isso, tudo está resolvido: pode-se dormir tranquilo, o Brasil está salvo. Uma vinheta da Rede Globo sobre a educação demonstra bem isto: uma senhora encontra um menino pedindo esmola, ela pega o garoto com a sombrinha e joga-o dentro de uma escola. Magicamente, o menino surge uniformizado dentro de uma sala de aula. Esta é a visão que se tem da inclusão, "jogam-se" os excluídos na sala de aula e espera-se que tudo esteja resolvido.

DESENVOLVIMENTO

Após a leitura do estudo de caso sobre o aluno com deficiência mental na escola X, percebe-se que ao pedagogo cabe aqui buscar formas de despertar nos demais a importância de se valorizar e aceitar a contribuição de cada pessoa, para a realização do trabalho coletivo nos espaços educativos.

O educador, ao pensar a sua prática em sala de aula, deve, como intelectual, compreender o universo da vida de seus alunos, para que desde o início da relação com seus alunos ele possa refletir sobre sua prática no ambiente escolar. A complexa realidade do aluno deve ser o ponto de partida para seu planejamento, suas discussões em sala, devendo o professor ser capaz de fazer a dialética entre os saberes experimentados pelos alunos e o conhecimento universal historicamente acumulado pela humanidade.

A sociedade é heterogênea, formada por pessoas com interesses e identidades diferentes. Diferenças físicas, psicológicas, sociais e culturais. Apesar desse fato, só muito recentemente, começamos a percebê-lo como um problema.

PROPOSTA DE AUXILIO A EQUIPE PEDAGÓGICA

Enfatizando o caso da escola X, acredita-se que a equipe pedagógica deverá saber como lidar com essa questão, entretanto na escola a falta de reflexão e troca de conhecimentos sobre as informações despejadas nos alunos cria, ainda, mais conflitos no ambiente escolar.

O maior desafio para a Educação no século XXI não está apenas em formar o sujeito para atender às necessidades do mercado de trabalho e do mundo globalizado, mas está sobretudo, na busca da melhoria da qualidade de ensino que passa por diversos e fatores como - o currículo, o projeto político pedagógico, a participação dos pais e da comunidade no processo educacional, novos paradigmas avaliativos, a utilização das novas tecnologia na educação, na boa formação dos professores e no trabalho efetivo da inclusão de alunos com necessidades especiais na escola.

O professor assume um papel fundamental neste processo de inclusão, propomos a equipe pedagógica da escola X trabalhar com todos os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com