TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Universitário: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 15

O ambiente hospitalar é estressante, barulhento, com normas e rotinas próprias. Neste ambiente, o paciente perde sua identidade, privacidade e sua percepção de liberdade. A hospitalização traz para os pacientes e seus familiares sentimentos de insegurança que se acentuam quando estes pacientes possuem dependência para os cuidados básicos de enfermagem. É neste momento que a equipe técnica de enfermagem tem a oportunidade de focalizar suas ações no ser humano, receptor dos cuidados, ou seja, fazer uma conexão integrada entre as tarefas normatizadas pela instituição e aquelas voltadas para o processo de cuidar.

O presente trabalho refere-se a um, estudo de caso realizado no estagio na ala da oncologia no Hospital Geral de Palmas onde iremos ver o cotidiano de um técnico de enfermagem através da pratica, promovendo um cuidado integral e humanizado e não apenas técnico, os cuidados básicos prestados ao paciente com dependência da assistência de enfermagem representam o objeto deste estudo, que teve como objetivo analisar e descrever os cuidados referentes aos exames laboratoriais e as medicações usadas pelo paciente hospitalizado.

2 FICHA DE INTERNAÇÃO

2.1 DADOS DO PACIENTE

Paciente: Maria do Rosário da Silva

Sexo: feminino

Data de Nascimento: 04/08/1955

Idade: 58 anos

Estado civil: Casada

Data da Admissão: 08/10/2013

CNS: 209165492370001

RG:

CPF:

Mãe:

Pai: Nada consta

Endereço: Rua Santo Novo Horizonte nº 365

Bairro: Setor Central

Cep: 77650-000

2.1.2 Motivo de internação

Paciente Hipertensa de longa data, em uso de metiformina, encaminhada de Miracema do Tocantins por elevação das escórias nitrogenadas, anemia e anoxia. Descorada e sem edema.

2.1.3 Evolução de enfermagem

Paciente acamada, verbalizando, orientada, consciente, tranqüila, afebril, eupinéica, normotensa, normocárdia, não aceitou a dieta, AVP no MSD, no dorso da mão, evacuações fisiológicas presentes relata que sente vontade de fazer náuseas, sem se queixar e segue aos cuidados de enfermagem boa audição dieta via oral.

2.2 SISTEMATIZAÇÃO DE ENFERMAGEM

Data da Admissão na ala : 08/10/2013

Leito: 17

Nome: Maria do Rosário Pereira da Silva

Idade: 58 anos

Proveniente: encaminhamento

Especialidade: Nefrologia

Freqüência cardíaca: 55

Alergias: Não

Pressão arterial: 12x10 mmHg

Pulso: 90 bpm

Respiração: 18mpm

Temperatura: 36ºc

Nível de consciência: Consciente

Nutrição: Sem apetite

Auto cuidado: realizar glicemia capilar de 6/6 hs

2.1.1 Prescrição de Enfermagem

 Verificar e anotar SSVV de 6/6hs

 Cabeceira elevada 30º/cabeceira elevada 45º

 Observar e anotar aceitação da dieta

 Anotar volume de diurese de 6/6 hs

 Observar e anotar o nível de consciência

 Anotar debito urinário

 Pesar em jejum

 Punção do MSD

3 PRESCRIÇÃO MÉDICA

3.1 Exames

3.1.2 HEMOGRAMA COMPLETO

É o exame de sangue mais solicitado na rotina médica. Serve para avaliar a quantidade e a forma de alguns elementos do sangue como hemácias (células vermelhas, responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo), leucócitos (células brancas, integrantes do sistema de defesa) e plaquetas (fragmentos de células produzidos na medula óssea, importantes no mecanismo de coagulação sanguínea). Os médicos usam os resultados do hemograma para diagnosticar e ou avaliar a evolução de uma doença.

3.1.3 GLICEMIA

Exame de sangue que mostra a taxa de glicose na corrente sanguínea com o organismo em jejum. Ao informar se os níveis do açúcar (glicose) coletados do sangue após jejum obedecem a uma determinada faixa de valores medidos em mg/dL (miligramas por decilitro), este exame é o primeiro passo laboratorial na investigação do diabetes. Serve também para acompanhar a doença, inclusive durante a gravidez.

3.1.4 SÓDIO

Exame de sangue que mede os níveis de sódio (Na) na corrente sanguínea. A medida destas substâncias permite avaliar a função renal, o equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial.

3.1.5 CALCIO TOTAL

Exame útil no diagnóstico e seguimento de distúrbios do metabolismo de cálcio e fósforo, incluindo doenças ósseas, nefrológicas e neoplásicas com repercussões naquele metabolismo. Valores elevados são encontrados no hiperparatiroidismo primário e terciário, em neoplasias com envolvimento ósseo, em particular, tumores de mama, pulmões e rins, e no mieloma múltiplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com