TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  1.302 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

GESTÃO PÚBLICA

ESTUDO DE CASO

PIRAPORA

2013

2º SEMESTRE

Pirapora-2013/2

ESTUDO DE CASO: FUNCIONÁRIO-PROBLEMA OU CHEFE-PROBLEMA? MUDANÇA, RESISTÊNCIA, DESEMPENHO E LIDERANÇA

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos de Administração, Economia e no Setor Público, Metodologia Cientíca, Ética, Política e Sociedade

Prof. Elisete Zampronio, Regina MAlassise, Rodrigo Trigueiro, Marcia Bastos

PIRAPORA

2013

INTRODUÇÃO

O estudo de caso proposto, “Funcionário-Problema ou Chefe Problema? Mudança, Resistência, Desempenho e Liderança”, tem por finalidade aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação da rotina de um gestor, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática. Busca também falar sobre a divergência de genêros de raça nas relações de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

Paolo Rodrigues- Diretor da Unidade de Políticas Ambientais (UPA); ex-supervisor de equipe da UPA,ex- secretário de gabinete; dinâmico, positivo e bom colega de equipe.

Georgina- secretária-executiva adjunta;

Ken-Analista de Políticas Públicas, cara legal, fechado

Deidre- Administrador de relações de departamento

As divergências e certa rejeição passa a existir quando Paolo resolveu visitar as pequenas instalações no 3º andar do Edifício do DRN e convocou três supervisores para uma rápida conversa. Tanto Ken quanto Deidre começaram fazer questionamentos e acusações, com certa irônia e rancor em relação as recomendações que recebiam da secretária-executiva adjunta do SEA e dos demais setores do departamento;onde foram surpreendidos quando Paolo deixa claro que o objetivo era trabalhar em equipe para melhor desenvolvimento dos trabalhos ali realizados.

Paolo, dentro da solicitação feita, com seu potêncial e experiência profissional, elaborou um projeto de estruturação da equipe dentro da unidade no intuito de reestruturar a equipe de trabalho, sem recursos novos à sua disposição para contratar novos funcionários, decidiu remanejar os próprios funcionários antigos para outras funções , trabalhando com estratégias de planejamento para que a SEA pudesse apresentar ao alto comitê gestor.

E assim conseguiu delegar funções,porém por mais que seja bem-intencionada a gestão e quão sejam os critérios para seleção e retenção de funcionários; As chances que em cada 10 empregos, é enorme de que se contrate uma pessoa problematica. Como você é forçado a lidar com isso, existem algumas dicas que podem te ajudar a lidar com estes funcionários problema.O primeiro passo para lidar com o problema de um colega de trabalho difícil é reconhecer que ele existe e não tentar ignorá-lo, achando que o problema é só seu, alguns membros regridem em suas atitudes e comportamentos,assim muitos talentos e energias são desperdiçados inutilmente;tensões,somatizações e estresses podem ter sua origem nesse tipo de relação humana. É importante que antes de atribuir a culpa ao seu colega de trabalho, você deve examinar seus próprios sentimentos, motivações e reações e certificando-se que o problema não é a sua própria inflexibilidade, intolerância ou reação exagerada para a situação.

Você pode escolher confrontar o problema ou ignorar um colega de trabalho negativo. A primeira escolha admite várias soluções possíveis. A segunda é válida até o ponto onde o funcionário começar a te atrapalhar. Quando o confronto for inevitável ou for sua primeira opção, você precisará de ser diplomático, planejar muito bem sua aproximação com muito profissionalismo. Deixar a negatividade crescer só irá prejudicar seu desempenho. E deixá-la explodir só fará com que você perca a razão.

Embora se trate de um assunto delicado,é fundamental que essas pessoas e os conflitos organizacionais sejam tratados,não individualmente,mas junto com suas equipes e fora do local de trabalho;em lugar isolado,possibilitando que se preserve certa intimidade. Uma grande parte do sucesso das empresas modernas sé derivada da diversidade da força de trabalho e as sinergias que surgem de trabalhar funcionalmente em equipes compostas por pessoas com diferentes habilidades, talentos e experiências. Isto também gera conflitos e você tem de entender que estas diferenças visam o melhor para a empresa. Ter uma mente aberta e entender como diferentes objetivos e motivações funcionam te ajudarão a encontrar um meio termo. Pare de pensar que só suas soluções estão certas, pois todo mundo tem algo de bom a acrescentar.

conclusão

Mesmo sendo difícil, seja generoso para com o alvo de suas dificuldades. Seja educado com ele. Esta atitude pode ser o começo de uma mudança de atitudes?

Quando estes problemas acontecem no ambiente de trabalho, a parte mais difícil talvez seja comprovar que a pessoa está te prejudicando. Tente documentar e-mails, mensagens e situações em que vocês entraram em conflito. Peça a ajuda para sua equipe e pergunte a eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com