TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso 01

01 – Quais as causas principais do conflito entre Ricardo e seus filhos?

Os conflitos surgiram pelo fato da empresa está passando por um momento financeiramente delicado, então, Sérgio e Alberto, filhos de Ricardo, pretendem que o pai abandone os negócios e deixe a empresa totalmente para eles, ambos alegam que estudaram e se prepararam profissionalmente para administrar a empresa e que a época do pai já passou, porém para Ricardo, o pai, é doloroso abandonar a empresa totalmente, pois ele foi o fundador, dedicou grande parte da sua vida àquela empresa e a fez crescer, ou seja, a experiência prática do fundador e a educação formal dos sucessores entram em choque, acrescido pela disputa sobre quem deveria mandar na empresa.

02 – Quem deve “mandar” na empresa? Justifique.

Deve haver uma conciliação entre os três, pois a experiência adquirida durante vários por Ricardo somado com a formação acadêmica dos filhos é importante para garantir o sucesso da empresa e a união da família.

03 – Qual o peso relativo da experiência e da educação formal, no processo de administrar a empresa?

Os dois são importantes e essenciais. O estudo e o conhecimento adquirido pelos filhos estão associados à teoria, a experiência prática do dia a dia e o conhecimento da empresa que Ricardo possui os ajudarão bastante, ou seja, uma complementa outra.

04 – Você acha que um consultor é necessário? Que papel teria o consultor? Como você convenceria Ricardo da necessidade de um consultor?

Na situação em que a empresa se encontra é necessário a presença desse profissional, pois o consultor está apto a detectar os problemas, apresentar as soluções e recomendar as ações para a recuperação da empresa, através de reorganização administrativa, redefinição de metas/estratégias de vendas e lançamentos de novos produtos, ou seja, ele vai focar nos problemas, estudá-los, em seguida elaborar e definir diretrizes para solucioná-los.

Dizendo a ele que esta é uma das saídas que nós temos para reverter a situação da empresa, mostrá-lo que até mesmo grandes corporações já contrataram esse tipo de serviço, por que o consultor traz soluções para amenizar a crise.

05 – Quais as consequências previsíveis de não haver acordo entre as duas partes? Justifique.

Por se tratar de uma empresa familiar, a ausência de acordo acarretaria a união entre pais e filhos, gerando brigas e conflitos, dificuldades desnecessárias para superar os problemas financeiros, podendo resultar na dissolução da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com