TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigos Científicos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura mostrar o processo de internacionalização da empresa Marcopolo S.A. Ao responder os questionamentos que procuram discutir o processo de internacionalização, além de questões atuais, tais como: a tecnológica e a hipercompetitividade, que são usadas como um diferencial na estratégia competitiva da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

1) Inputs Transformados, Inputs de transformação, outputs, ambiente, planejamento e controle de produção e projeto em gestão da produção estão presentes na Marcopolo? Sim ou não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim, a Marcopolo desde a sua criação em 1949 com a fabricação da primeira carroceria em madeira e que em 1968 quando lançou o ônibus Marcopolo e que foi um sucesso de vendas e por este motivo que em 1971 passou a chamar empresa Marcopolo, esta empresa está sempre atuando no mercado de forma positiva e sempre inovando a sua produção com tecnologia própria, empresa 100% brasileira e que possui atualmente 4 fabricas no Brasil e com unidades produtivas na Argentina, México, Portugal e Africa do Sul e já expandiu para outros países da America latina, o sucesso desta empresa foi tão grande que o mercado interno ficou pequeno para tanta tecnologia, disputando os mercados externos e com muito sucesso empreendedor.

2- A Capacidade total de produção da Marcopolo é de 110 ônibus /dia. Para essa capacidade de produção, existe uma demanda que pode variar. Quais os métodos alternativos que a Marcopolo pode considerar para poder responder às flutuações na demanda?

A Marcopolo criou o processo de internacionalização, enfatizou inicialmente o mercado interno, a exportação tinha o propósito principal e complementar de diminuir a ociosidade dos ativos, nos momentos de menor venda no mercado interno.

Com o passar dos anos a partir das capacidades que se acumularam, tanto pela produção interna, como pelo desenvolvimento das exportações, competir com as empresas lideres de mercado mundial passou a ser o objetivo central das ações estratégicas da Marcopolo. Para alcançar essa meta, foi desenvolvido um conjunto de recursos e de capacidades.

3- Os cincos objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo? Sim ou Não? Justifique sua resposta com exemplos do estudo de caso.

Sim, a empresa desde o final dos anos sessenta vem investindo significativamente em seu departamento técnico, buscando aumentar a produtividade industrial. Um dos resultados dessa ação foi o desenvolvimento de capacidade para a produção seriada a partir de peças e de componentes padronizados, equipamentos e ferramentais específicos, novo layot industrial e modificações na programação da produção e controle.

Tanto que as inovações de produtos e seus processos, foram fundamentais para o sucesso no exterior, tanto a partir de exportações como na instalação de fábricas próprias.

4- Todas as operações podem ser melhoradas, afinal de contas, melhoramentos da produção é uma atividade direta do administrador da produção. Como a Marcopolo pode sempre ter o melhoramento da produção?

Toda e qualquer empresa é a cara do seu administrador, afinal, é o administrador quem defini as suas metas de produção e onde quer chegar, a Marcopolo por exemplo, melhorou e tem melhorado a sua produção com a estratégia de internacionalização em parcerias com outros fabricantes de chassi que ainda promove o desenvolvimento tecnológico, como por exemplo: parceria com o grupo sueco Scania, com a Volvo na Colômbia, com a Mercedes-Benz no México e com a Iveco da China, dentre outros.

Devido as exigências do mercado, o principal papel destas parcerias e a coleta de informações sobre o desenvolvimento tecnológico e os níveis de atividades técnicas é superior em termos de componentes e produto final.

5- Porque a Marcopolo precisa customizar seu produto ao seu cliente no exterior? Porque não produzir um produto único no mundo inteiro, para ter ganhos com a economia de escala e assim baixar seus custos?

Devido a competição intensa do mercado, onde a difusão de inovações é muito rápida e os produtos muito similares, o que exige investimentos constantes em sua melhoria. Assim,a competição é, basicamente, centrada em preço. Escalas maiores de produção diluem os investimentos em novos produtos e processos.

Portanto não é possível a produção única de um produto, a Marcopolo é o que é hoje no mercado devido a sua inovação tecnológica em seus produtos para concorrer com o mercado internacional, a Marcopolo é considerada uma das empresas mais inovadora do Brasil, de acordo com o recém lançado Índice Brasil de Inovação (IBL), a empresa que não inovar, com o passar do tempo desaparece do mercado, como por exemplo as empresa que fabrica máquinas de datilografia, quem não inovou desapareceu do mercado, a Marcopolo quer esta viva no mercado, por este motivo vai está sempre inovando os seus produtos.

6- De acordo com o texto ´´A fabrica de Portugal tem como principal papel a coleta de informações sobre os desenvolvimentos tecnológicos na indústria europeia de carrocerias de ônibus. O nível de atividades técnicas é superior ao das demais plantas, por causa das exigências muito maiores do mercado, em termos de componentes e produto final – normas de segurança mais rígidas, exigência de tecidos incombustíveis, vidros mais seguros e componentes diferenciados ``.

Sugira duas formas de como os gerentes da Marcopolo podem coletar essas informações fazendo uso da inteligência de markentig?

-Lendo livros, jornais e publicações setoriais.

-Participando de reuniões com administradores de outras empresas.

7- Como a Marcopolo se diferencia no mercado de carrocerias das outras concorrentes?

outro fabricante com linhas de ônibus tão diversificadas como a Marcopolo, de mini a microônibus até os de dois andares ou bi-articulados, ônibus rodoviários, normais e adaptados e com diversas peculiaridades como calha para escoar a água da chuva e estofamentos resistentes à umidade. Pedidos assim fazem da Marcopolo a maior fabricante mundial de ônibus sobre encomenda

Devido a variedade de seu produto, a Marcopolo sempre utilizou as melhores matérias primas e pesquisou aplicações distintas destes materiais. Qualidade e durabilidade dos produtos também são fatores de diferenciação, utilizando peças de reposição originais, resultando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com