TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigos Científicos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONÁRIO

1- Planejar e construir processos de comunicação interna tem sido uma busca constante das organizações que zelam por sua imagem organizacional. A comunicação deve funcionar em estreita colaboração com profissionais externas para, assim, integrar as mensagens divulgadas para os públicos interno e externo. Assim, como se pode notar este contexto comunicacional citado acima? Justifique. (1,0).

Sim, neste contexto aparecem as duas formas de comunicação, pois a comunicação interna é necessária para ajudar o discurso e comunicação externa busca melhorar as relações, e isso de acordo com o filme a comunicação da família real para com o povo não há, devido ao fato da morte da princesa do povo do qual a família real não concordava com as atitudes da ex- princesa e por suas atitudes que pra rainha não eram de acordo com os padrões da família real e por isso o desprezo perante sua morte e devido a essas atitudes da família real em não se pronunciar causando um mal estar entre o povo que exige uma retratação e o então Primeiro-Ministro se ver na obrigação de intervir entre o povo e família real e assim conseguir uma comunicação, ou melhor, um pronunciamento da família real que se ver na situação onde terá que engolir seus padrões e seu orgulho para que a comunicação externa aconteça e que assim consigam reverte à situação a seu favor buscando melhorar suas relações com seus súditos que no momento não estavam de acordo com as atitudes da família real.

2- Cada vez mais as organizações buscam conseguir um ambiente de comunicação empresarial integrada onde todas as funções que se relacionam com os públicos estejam interligadas. Podemos considerar: consumidores, marketing, recursos humanos, vendas, ombudsman, serviço de atendimento ao consumidor, telemarketing, agência de publicidades, relações com a imprensa, relações públicas. Em que momentos no filme podemos considerar estes âmbitos citados? (3,0).

No momento em que o primeiro-ministro se ver sem saída diante da família real por proibir qualquer comunicado ou homenagem à princesa e mesmo assim enfrenta a rainha com suas opiniões e suas considerações diante dos fatos, e mesmo não tendo o apoio o então ministro faz seu comunicado com pesar, pois precisa manter essa comunicação com o povo, povo esse que já não estavam aceitando as atitudes da família real diante dos fatos e diante disso também o Primeiro- Ministro convence a família real a se comunicar pra que assim possam manter seus súditos do seu lado e não contra.

3- A comunicação interna é necessária para ajustar o discurso, criar uma linguagem solidária, sistêmica, harmônica e integrada aos objetivos da empresa e aos dos integrantes desta. Não podemos pensar que as ferramentas de comunicação interna (jornais, revistas, boletins) são importantes apenas ao fluxo de comunicação descendente. A publicação interna deve servir a todos os fluxos – descendente, ascendente e horizontal. Os funcionários hoje analisam mais criticamente a forma como sua gerência se comunica, o que é passado para eles, ficam atentos e exigem principalmente participação nos processos que impulsionam a mudança organizacional. Faça um comentário crítico levando em consideração o comentário acima. (1,0)

Sim a comunicação interna é necessária para ajustar qualquer publicação seja ela interna ou externa em qualquer linguagem. Isso só se torna um grande problema se for mal conduzida, gerenciada com pressa, sem muitas informações, pois é preciso uma gama de decisões rápidas e eficazes. Com uma boa comunicação, uma organização pode demonstrar solidez, maturidade e respeito com e para os seus públicos, funcionários. Por outro lado, o mau gerenciamento também pode arruinar uma reputação. A maneira como a organização se porta em momentos de tensão, mostra o quanto está preparada para qualquer enfrentamento.

4- Podemos entender o papel da comunicação interna como um conjunto de meios, processos, funções, conteúdos e comportamentos que geram oportunidades para que se estabeleça a convergência entre os valores e objetivos da empresa e os de seus colaboradores. A comunicação interna é, simultaneamente, decorrente da cultura da organização e elemento que consolida os valores próprios dessa cultura. Desempenha, portanto, papel preponderante na formação do clima organizacional e na construção da imagem institucional diante do público interno. Como podemos analisar todo este cenário citado no filme projetado? (1,0)

O caso que acometeu a Rainha Elizabeth II chama a atenção por ter abalado uma instituição sólida e tradicional como a monarquia, e por ter a população britânica contrária a ela. O descaso com a morte da Princesa Diana por parte da Rainha Elizabeth II e da família real, foram visíveis ao mundo o que revoltou o público, principalmente o britânico.

A demora para dar qualquer tipo de informação, fez com que a população criasse questionamentos e tirassem suas próprias conclusões sobre eles. Como exemplo, todos queriam saber como seria o funeral de Diana, onde seria, se o povo poderia participar e quando a família real iria se pronunciar sobre o assunto. Essa longa espera foi o que piorou a situação, causando desconforto em várias pessoas e segmentos de públicos envolvidos.

Nunca na história da monarquia havia acontecido um caso como esse: a morte de um ex-monarca ser tão cobrada da família real. A Rainha Elizabeth se viu sem saída e sentiu-se traída por seu próprio povo.

5- Um assunto que vem rodando os ambientes empresarias nos últimos tempos é a gerência de crise, que se tem merecido muita atenção. O cotidiano empresarial é feito de crises. Existem várias razões que podem determinar uma crise, desde perda de uma concorrência até o fracasso de vendas de um produto recém-lançado, a saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com