TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Marcela é técnica de um pequeno laboratório de hospital. Ela se divide entre as seções de hematologia, bioquímica e microbiologia. Nesta manhã ela estava na microbiologia examinando placas que haviam sido semeadas no dia anterior. Ela examinou as placas de AS e MC semeadas para uma cultura de urina. Havia crescimento de muitas colônias em ambas as placas e em cada placa as colônias pareciam ter a mesma morfologia. Marcela contou 132 colônias na placa de MC. Ela verificou que a pessoa que semeou a urina tinha usado uma alça de 0,001 mL. Marcela relatou uma contagem de colônias de 13.200/mL na cultura. Discuta o desempenho de Marcela na avaliação da cultura de urina. O paciente tem infecção do trato urinário? Justifique.

Marcela cometeu um erro na contagem das colônias. O valor obtido após a contagem de UFC deverá ser multiplicado por 1000 para converter a unidade microlitro em mililitro indicando o número de UFC/mL de urina. Já que para a semeadura foi usada uma alça de 0,001 mL. Portanto, o resultado correto seria 132.000 UFC/mL.

Durante a interpretação devem ser avaliados em conjunto outros dados importantes do paciente, como: idade, sexo, presença de sintomas clínicos, presença de fatores predisponentes, infecções urinárias anteriores e medicação atual ou prévia (principalmente antibióticos). Kass definiu que uma contagem de colônias igual ou superior a 100.000 (105) UFC/mL de urina a partir de amostra colhida assepticamente de pacientes sintomáticos ou assintomáticos era representativa da ocorrência de um quadro de ITU. Entretanto, isso não quer dizer que espécimes contendo menos de 105 UFC/mL de urina não representem uma bacteriúria verdadeira. Alguns pacientes sintomáticos realmente apresentam uroculturas com contagem de colônias inferior a 105UFC/mL. Portanto, com esse valor apresentado corretamente de 132.000 UFC/mL o paciente apresenta indícios de ITU.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com