TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

1 –Como a estrutura organizacional pode influenciar no desempenho (competitividade) da empresa?

A estrutura organizacional tem uma forte influencia na determinação das regras competitivas, assim como das estratégias potencialmente disponíveis a empresa. A busca por otimização de resultados pressiona as organizações a buscarem novas formas de se estruturarem. Á medida que os objetivos e estratégias estão bem definidos e claros, é mais fácil organizar, pois se sabe o que esperar de cada membro do grupo que compõe a empresa. Sendo assim, quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicía: uma melhor identificação das tarefas necessárias; organização das funções e responsabilidades; informações, recursos e feedback aos empregados; medidas de desempenho compatíveis com os objetivos, e condições motivadoras no desempenho.

2 – O que é uma estrutura através de Unidade Estratégica de Negócio (UEN)?

É uma parte de uma empresa que é separada para fins de análise, planejamento e implementação estratégica. Pode ser uma divisão, linha de produtos, ou outro centro de lucro de uma empresa. A unidade pode compartilhar recursos (instalações de produção, pessoal de vendas, compras, assistência técnica e desenvolvimento de tecnologia) com outras unidades, mas deve ter a liberdade de obter esses recursos fora. Ela deve atender a um mercado externo à empresa e não interno (a menos que haja concorrentes externos). Uma UEN não precisa ser uma unidade organizacional distinta na estrutura formal da empresa, mas é necessário que haja uma capacidade de prestação de contas individualizada. Se essas condições forem respeitadas, então a UEN tem condições de se responsabilizar pelos seus resultados.

3 – Qual o risco de reestruturar em UEN?

Para a estruturação de um negócio em UEN, deve haver vantagens estratégicas sobre o negócio monolítico, senão não há razão para reconstituí-lo. Ainda assim, apesar de constituírem-se em unidades independentes, o novo formato deve buscar possíveis sinergias entre as unidades. Entende-se por sinergia a combinação de produto e mercado. Ao fazer a reconstituição, corre-se um alto risco de perde-la. Sob esta visão, uma UEN deve ser constituída visando ganhos neste aspecto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com