TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Trabalho Escolar: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  2.454 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO: Roger Agnelli e a CRVD

Questões:

1. A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização dessa organização? Pesquise informações complementares.

A Vale do Rio Doce desenvolveu um processo de gestão extremamente burocrático. Como consequência, muitas oportunidades que necessitavam de respostas imediatas eram perdidas;

• As decisões sempre foram centralizadas nas mãos dos administradores de topo;

• Interesses políticos influenciavam, onde alocação de recursos e nomeação de diretores eram influenciados pelos mesmos.

2. Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.

Habilidades Conceituais: Possuía um perfil negociador agressivo, enquanto subia na hierarquia do Bradesco ia adquirindo uma visão global da organização e percebia como se dava a interação do banco com o governo.

Habilidades Humanas: Cultivou uma rede de relacionamentos interpessoais, sabia trabalhar com as pessoas, e suas palavras erma capazes de influenciá-las.

Habilidades Técnicas: Capacidade de negociação, quando após a privatização da CVRD, encontrou uma situação que se tornava insustentável: era preciso solucionar rapidamente os impasses entre os sócios ou oportunidades de negócios seriam perdidas. Na época que trabalhava no Bradesco falava inglês fluentemente onde se destacou, conseguindo resolver vários impasses e fechar grandes negócios no exterior.

3. De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando mais ou menos relevantes ao longo do percurso profissional de Roger Agnelli?

Na medida em que durante sua administração, os processos que ele utilizava foram mostrando resultados, e ele conseguiu contornar os problemas da CRVD. Entre 2001 até a metade de 2005, vendeu 12 negócios sem ligação com o setor de mineração e investiu o total arrecado na compra de 12 empresas de mineração, a fim de torná-la mais eficiente e produtiva, agilizando os seus processos.

4. Quais os principais problemas com que Agnelli se deparou após a privatização da CVRD?

Havia grandes divergências entre Steinbruch, da CSN(Companhia Siderúrgica Nacional), e os demais administradores da CRVD, quanto ao rumo estratégico. Era preciso solucionar os impasses entre os sócios, pois senão grandes oportunidades seriam perdidas.

5. Roger Agnelli já planejava o futuro da CVRD antes mesmo de assumir sua presidência. Você concorda com essa afirmação?

Sim. Pois enquanto subia na hierarquia do Bradesco, ia adquirindo uma visão global da organização e percebia como se dava a interação do banco com o governo, e com os demais agentes financeiros, e passando a presidente da Bradespar S/A – Organização que congrega as participações do Bradesco em empresas não financeiras – que foi um dos sócios que privatizaram a CRVD, Roger Agnelli, já assumia seu papel na empresa com algumas informações, buscando retirá-la dos problemas que ela enfrentava.

6. Quais os papéis que, segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com