TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Artigos Científicos: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso: O jeitinho Gol de voar

1. Qual é a estratégia de negócio que a Gol utilizou para entrar no setor da aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?

A empresa Gol utilizou o ramo de transportes para entrar no setor de aviação, com o modelo “low cost, low fare” (baixo custo, baixa tarifa) utilizando os baixos custos com funcionários, aeronave, refeições, salas Vips, frotas modernas e baixando com isso o preço das tarifas. Essa estratégia era baseada em cinco princípios: aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permaneciam em solo; Realizar apenas voos domésticos; Reduzir os gastos com serviços de bordo; Ter uma frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; Utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.

As principais vantagens são: preços mais baixos, custo reduzidos das aeronaves, menor número de funcionários por voo, serviços informatizados, sistema de vendas e não de reservas, menor tempo no chão de cada aeronave.

2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?

Missão: no início de suas operações sua missão era inovação, pioneirismo e tarifas reduzidas, estabelecer como uma companhia de tarifas com serviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão para atender as demandas das classes mais baixas, que abriam mão de regalias e serviços luxuosos nas aeronaves, ou seja, realizar voos domésticos, reduzir gastos com serviços de bordo, uma frota homogênea e utilizar aeroportos regionais médios com taxas menores. Visão: manter o crescimento reduzindo seus custos lucrando mais, elevando sua participação no mercado, sendo acessível à população.

Prováveis mudanças na missão e visão: A missão não sofreu alteração ao longo dos anos, pois continua buscando o crescimento utilizando a mesma política baseada no trinômio custo, preço e qualidade, sendo “aproximar pessoas com segurança e inteligência”. A visão foi ampliada, pois passou também a visualizar e depois atuar no âmbito internacional com voos de curta distância na América Latina, devido ao crescimento da empresa, “ser a melhor companhia aérea para se viajar, trabalhar e investir”.

3. A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação? Justifique.

Concordo, pois com a aquisição da Varig a Gol vai aumentar sua clientela e vantagens sobre a concorrência mudando sua estratégia para a internacionalização, pois, no começo de suas operações suas rotas eram somente nacionais, e após a aquisição da Varig, ela inicia sua participação no mercado internacional, mudando sua estratégia, seu modo de negócios e vantagem competitiva que se baseava em baixos custos. A Gol vai se adaptando a nova aquisição, pois a Varig é uma das maiores companhias aéreas, com isso precisa se adequar para não perder clientes para seus concorrentes com uma equipe totalmente qualificada, e com custo baixo e tarifas baixas provavelmente a Gol conseguirá se tornar a maior empresa aérea no Brasil em poucos anos. Com isso aumentando ainda mais o seu faturamento.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com