TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Ensaios: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de Caso

de

Elisabete Bohrer Costa Neves

Luiza Guglielmi de Azevedo

Senai Cetiqt, Curso Design de Moda,

Professora Monica De Queiroz,

Projeto e Indústria,

Turno Manhã,

Rio de janeiro 2008

A empresa

Sessy,

Empresa atuante no ramo de confecções trabalha com segmento feminino desde 1976, e desenvolve produtos dentro do estilo casual. O público alvo esta inserido na classe B+, (classe média alta) que tem acesso a informação de moda. A distribuição e venda em todo território nacional, com os produtos vendidos em multimarcas. Seus produtos são comercializados por uma equipe de representantes, onde se 70%, de sua produção é voltada para o mercado carioca e paulista e o restante para Minas Gerais. Sua produção mensal e de trinta mil peças destinadas a três coleções anuais: verão, alto-verão e inverno, lançadas respectivamente, em julho, setembro e janeiro. No que tange os recursos humanos, o número de empregados é de cem, onde dezessete deles são costureiras de tecido plano, vinte e um de malha e quatorze trabalham no corte sendo a modelagem é terceirizada. O equipamento de produção é formado por maquinário Overlock, reta, duas agulhas para pespontos duplos, máquina para rebater elástico, de braço para fechar gancho e picoeta. Processo produtivo é constituído por células montadas de acordo com os modelos. Possui um setor de PCP, acabamento de peças e almoxarifado. Lá, os tecidos ficam separados e guardados em rolos, tendo sempre a vista um mostruário de tecidos disponíveis e que estão sendo utilizados. Utiliza facções para produtos mais elaborados, terceiriza produção.

Os seus recursos de produção estamparia própria, onde o número máximo de cores por estampa chega a sete e a ordem de impressão vai do mais claro para o mais escuro. Trabalham tanto com estampa corrida como falso-corrida. Os efeitos vão desde o relevo. São utilizados diversos efeitos químicos nas estampas. Tecidos mais utilizados meia-malha, numa média de 9 cores por coleção; sarja, gabardine, tricoline. Preço médio do produto, R$70,00.

Objetivos

Desenvolvimento de uma coleção comercial de primavera verão 2008, visando atender e adequar às necessidades e desejos desse grupo de mulheres. Trazendo identificação, conforto, qualidade, satisfação e fidelização da cliente com a marca e estreitando o relacionamento. Com a utilização de todos os mecanismos e ferramentas que a marca tem para atender as "necessidades" desse grupo, utilizando a teoria de Kotler:

"Um cliente não depende de nós... Somos nós que dependemos dele" (KOTLER, 2005, p.49).

"Um alto nível de satisfação ou encantamento cria um vínculo emocional com a marca e a empresa, e não apenas uma referência racionaL" (KOTLER, 2005, p.42).

O autor Kotler, ressalta a importância de conhecer bem seu cliente, isso define bem o que respeita uma preocupação de pontuar e pesquisar o universo e as questões que envolvem os desejos e anseios desse cliente a quem se destina essa coleção. Isso faz com que se conclua que uma pesquisa e essencial para que o desenvolver da coleção não se torne algo intuitivo e inadequado as questões que envolvem a produção do projeto.

Perfil do consumidor

O perfil da consumidora que a marca atende tem uma vida com ativa que exige versatilidade e agilidade. As principais características se desdobraram em uma reflexão das principais atitudes de comportamento que essa consumidora pesquisada tem as palavras chaves; versatilidade, dinamismo, independência, profissionalismo com formação acadêmica, informadas no sentido sócio cultural, político e econômico. Com uma vida social ativa, tem necessidades de participar de eventos formais de trabalho e informais com a família e os amigos. Esses grupos de mulheres precisam roupas que se adéqüem a ao universo que elas freqüentam. O exagero não esta na expressão corporal e também na forma de se vestir busca por um diferencial equilibrado nos seguintes aspectos; volume, decotes, transparência e modelagem. Com uma estrutura suave e adequada a um ambiente que requer uma postura e atividades profissionais não tão formais como em uma empresa com regras tradicionais. Essência da roupa para esse grupo de mulher tem que estar em harmonia de fatores na forma e no equilíbrio na comunicação entre o conforto, qualidade, cores, diferenciais e materiais.

Perfil do mercado

A pesquisa foi realizada em três Shoppings para que tivesse uma melhor análise do mercado e alcançasse o objetivo de especificar e estudar concorrentes diretos e indiretos. Analisamos shoppings em diferentes localidades do Rio de Janeiro, Zona Oeste, Zona norte e Zona Sul; Barra Shopping, Shopping Tijuca e Rio Sul. Objetivo é mapear concorrentes, que apresentem o perfil que caracterize os principais aspectos primários, ou seja, que satisfaça as mesmas necessidades com preços diferentes (concorrentes indiretos) e com isso atraia um público em comum que apresente em seu produto, estilo e como matéria-prima, formas, preço, qualidade. De acordo com a nossa análise observamos que os preços médios de venda para o consumidor estão elevados. Procurando sempre fazer com que os produtos tragam maior satisfação preenchendo o quesito necessidade e fechando lacunas de mercado para que possa dificultar a competitividade de concorrentes.

Fatores que influenciam comportamento de compra; "Quando usamos o termo personalidade, queremos dizer traços psicológicos distintos, que levam a reações relativamente coerentes e contínuas a um estímulo do ambiente. (...) A idéia é que as marcas também têm uma personalidade própria e que os consumidores tendem a escolher aquelas cuja per¬sona idade combine com a sua. Definimos personalidade de marca como a combinação específica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com