TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  1.688 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo de Caso:

Paciente feminina, branca, 1 ano e 8 meses, natural e procedente de Bagé. Encaminhada por quadro de desnutrição calórico-proteica grave com história de vômitos frequentes com raias de sangue, diarreia sanguinolenta e perda de peso pronunciada a partir dos 8 meses. Paciente foi amamentada no primeiro mês de vida; após, recebeu fórmula láctea por 3 meses. A partir de então, começou a receber leite integral pasteurizado complementado com dieta habitual para a idade. Conforme relato da mãe, a paciente era bem nutrida até por volta dos 7 meses, quando se iniciou o quadro acima descrito. História de múltiplas consultas e internações prévias, sempre manejadas com hidratação oral e venosa, além de tratamento antiparasitário, sem melhora do quadro. Na admissão, chorosa, irritada, letárgica, prostrada, desidratada, taquipneica, taquicárdica, com peso e altura abaixo do percentil 3 para a idade (peso: 7.300 g e altura: 75,5 cm) e cabelos finos, despigmentados e quebradiços (Figura 1). Ao exame, lesão pelagroide em região occipital, em anasarca e fígado palpável 3 cm abaixo do rebordo costal. Hemograma com anemia megaloblástica, anisocitose, policromatofilia, pecilocitose e macrócitos; leucograma com leucocitose, porém sem desvio à esquerda. Eletrólitos (sódio, potássio e magnésio) dentro dos limites da normalidade. Albumina total de 2,5 g/dL. Hemocultura negativa. Urocultura por punção suprapúbica positiva para Escherichia coli >100.000 UFC/mL e Enterococcus sp <1.000 UFC/mL. Ecografia de abdome total com fígado de tamanho aumentado, medindo 11 cm, com aumento difuso da ecogenicidade, sem alterações em vesícula biliar, baço, pâncreas e rins. Teste do suor (peso da amostra: 377 mg): sódio, 16 MEq/L e cloro, 11 MEq/L (valor de referência: até 50 MEq/L).

Frente ao quadro, foram levantadas as hipóteses diagnósticas de doença celíaca, fibrose cística e alergia à proteína do leite de vaca associada a um provável quadro de refluxo gastroesofágico, além de infecção do trato urinário.

Devido à gravidade do quadro, foi iniciada dieta com hidrolisado proteico por sonda nasoentérica com evolução clínica favorável. A paciente apresentou melhora do estado geral, com ganho ponderal importante, cessação dos vômitos e melhora na consistência das fezes. Iniciada gentamicina para tratamento da infecção do trato urinário. Após alguns dias com dieta por sonda nasoentérica, iniciada dieta por via oral.

Apresentou melhora clínico-laboratorial significativa com aceitação gradual da dieta. Após estabilização do quadro, foi acrescentado glúten à dieta. Descrição anatomopatológica da biópsia de intestino delgado revelou mucosa duodenal com discreto aumento da população eosinofílica da lâmina própria, arquitetura vilosa preservada e esofagite crônica discreta com raros eosinófilos intraepiteliais em mucosa gástrica, pangastrite crônica discreta e pesquisa para Helicobacte pylori negativa. Tendo em vista os achados clínico- endoscópicos, estabeleceu-se o diagnóstico de alergia à proteína do leite vaca desencadeando quadro de desnutrição calórico-proteica grave do tipo kwashiorkor. Recebeu alta com manutenção do hidrolisado proteico e plano de acompanhamento no ambulatório de gastroenterologia pediátrica do HCPA.

O acidente vascular cerebral (AVC)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com