TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Alpargats

Tese: Estudo De Caso Alpargats. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Tese  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

1) Fernando Tigre foi recebido com desconfiança pelos diretores,funcionários e colaboradores da empresa para assumir a presidência.

O principal problema enfrentado pela Alpargatas na época era que suas estratégias estavam ultrapassadas em meio ao mercado e suas concorrentes. A organização em si era ineficiente, a comunicação entre as divisões eram falhas e a centralização era excessiva. Fernando Tigre ao chegar encontrou outro problema,os trabalhadores estavam desmotivados,sem nenhuma esperança para o futuro da empresa.

Tigre precisava fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros, que perdia ao longo do tempo, e mudar esse cenário de desanimo,acabando com as estratégias ultrapassadas para as condições ambientais.

2) Alguns fatores que colaboraram para o cenário de desmotivação por parte dos trabalhadores era a preservação da hierarquia e a burocracia acentuadas da empresa,e também um formalização exagerada para quem lidava com um mercado exigente e cheio de novidades,além das estratégias ultrapassadas. Para que isso acabasse foi necessário uma mudança em todas as áreas funcionais/setores da empresa,na motivação dos funcionários,além de formular estratégias que fortalecessem a marca e criação de novos produtos inovadores.

3) Fernando Tigre encontrou um grupo com características de uma empresa que preservava uma herança e burocracia acentuadas com estratégias ultrapassadas comparadas as demais empresas, com níveis de formalização muito exagerados para se lidar num mercado muito exigente e com novidades. Seu impacto foi notar a excessiva formalização da empresa, que era responsável pela existência de equipes pouco unidas e motivadas.

4) Primeiramente ele reduziu o quadro de funcionários para 10.500,assim ele conseguiu motivar as mudanças de comportamentos e incentivar a criatividade por parte dos funcionários. O foco foi voltado para a produção industrial, passando a ser uma visão de mercado com uma maior atenção ao gosto do consumidor que estava mais exigente, aumentando a variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.

5) Entre as várias medidas adotadas aquelas que podem ser consideradas fatores higiênicos segundo Herzberg foram às divisões dos modelos de produtos, cada um responsável pela produção e vendas dos produtos. E os fatores motivacionais segundo Herzberg foram assim que os chefes de divisão tinham sua própria autonomia sobre as decisões em lançamento.

6) As abordagens teóricas de motivação que melhor ajudam a compreender o caso é a abertura para a participação nos lucros e resultados da empresa por parte dos colaboradores motivando-os a trabalhar e informalidade nas relações interpessoais dentro da empresa que uniu todos os funcionários.

7) Sim,considero o Senhor Fernando Tigre um líder orientado para pessoas. Pois ele conseguiu motivar à todos (funcionários,colaboradores e diretores) e mudar o clima organizacional da empresa,unindo os administradores e seus subordinados em prol de um mesmo objetivo conseguir elevar novamente a empresa,além do mais Fernando trouxe lucros e resultados para Alpargatas.

Ele ao chegar a empresa encontrou em crise pronta para fechar as portas,mas mesmo assim não desistiu e buscou saber aonde se encontrava os maiores problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com