TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Comercial Novo méxico

Trabalho Escolar: Estudo De Caso Comercial Novo méxico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 2

A Indústria e Comércio Novo México Ltda., é uma empresa familiar que atua no segmento de autopeças, fabricando e comercializando máquina de levantar vidros de forma mecânica, elétrica, bem como sensorizada, para veículos mais luxuosos.

A Novo México pertence a duas famílias – Monteiro e Aranha – com igualdade de participação acionária desde sua origem, há 30 anos.

Durante esse período de tempo, a Novo México passou por bons e maus momentos, mas a forma de atuação dos familiares que ocupavam cargos executivos na empresa proporcionou condições – com maior ou menor dificuldade – de suplantar as situações inadequadas.

Entretanto, o atual contexto do mercado de autopeças no Brasil – e no Mercosul -, em que as empresas multinacionais estão operando de maneira cada vez mais forte, levou os membros das duas famílias proprietárias da Indústria e Comércio Novo México, a se prepararem para a identificação e análise de oportunidades de mercado.

A hipótese de venda da Novo México foi descartada, tendo em vista que as duas famílias acreditam, por tudo que já fizeram e conseguiram anteriormente, que não é impossível reverter a atual situação desagradável.

As únicas premissas que as famílias Monteiro e Aranha colocaram para a análise das oportunidades de mercado é que:

• Essas oportunidades estivessem no segmento de autopeças;

• O ciclo de vida dos produtos serviços correlacionados a essas oportunidades identificadas estivessem na fase de crescimento ou, no máximo, no início da fase de maturação;

• A Novo México tivesse condições de obter e aplicar todas as tecnologias vitais para o adequado desenvolvimento, fabricação e comercialização dos produtos correlacionados a essas novas oportunidades de mercado.

Salienta-se que a forma de obtenção da tecnologia poderia ser por compra, parceria ou pagamento de licenciamento (royalty).

Os executivos das famílias Monteiro e Aranha são muito fáceis de se trabalhar junto, tanto que proporcionaram para você, desde que os trabalhos desenvolvam-se de forma sustentada e adequada, toda a liberdade de ação.

O nível de qualidade das informações de mercado pode ser considerado bom, quer seja dos produtos e serviços atuais, quer seja do mercado de autopeças em sua totalidade. Inclusive, um dos membros das famílias ocupa elevado cargo na instituição representativa do setor de autopeças no segmento automobilístico da economia brasileira.

Para a realização dos trabalhos você deve:

a) Identificar todas as premissas a serem respeitadas no estudo, tendo em vista direcionar o plano de trabalho.

b) Identificar dois ramos do setor de autopeças em que você procuraria identificar as oportunidades. Explicar como será feita a identificação.

c) Identificar os produtos e serviços dentro desses ramos. Explicar como será feita a identificação.

d) Explicar como será feita a incorporação desses novos produtos e serviços, resultantes das oportunidades identificadas, no processo de planejamento estratégico da Novo México.

Verifica-se que, neste caso a ser analisado, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com