TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso - Delicare

Trabalho Universitário: Estudo De Caso - Delicare. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Durante muito tempo a prioridade dada à função produção era essencialmente a busca

incessante pela redução dos custos e o aumento da eficiência. Contudo, as recentes mudanças

econômicas, políticas e sociais, recaídas sobre os sistemas de produção, têm levado as

organizações a repensar sua forma de organização de trabalho. A redução de custos,

entretanto, passa a ser acompanhada por objetivos de desempenho antes deixado em segundo

plano, nos quais cita-se a qualidade, rapidez, confiabilidade e flexibilidade.

Assim, este estudo visa contextualizar e analisar o texto apresentado com as disciplinas estudadas no semestre para um melhor entendimento do assunto abordado em questão.

Esta pesquisa classifica-se como bibliográfica a partir da análise feita dos textos sugeridos e em estudos que complementem o tema.

ESTUDO DE CASO: DELICARI

2.1- Administração da Produção e Logística

A empresa em estudo que fabrica produtos da marca Delicari destina-se seus iogurtes as pessoas com alto poder aquisitivo e que buscam produtos derivados do leite com qualidade.

A grande importância da aplicação do estudo do planejamento e controle da produção pode ser observada em todos os sistemas produtivos (produção de bens ou serviços em instituições públicas e privadas com ou sem fins lucrativos).

O Planejamento e Controle consiste em uma "função de apoio de coordenação das várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos nos prazos e quantidades" (RUSSOMANO, 2000, p.49). Bonney (2000) acrescenta que a função de PPC e seus sistemas integrados direcionam o planejamento e controle de forma que a empresa possa detectar efetivamente as exigências do seu processo produtivo. Sendo assim, pode-se constatar que cabe a esta função assegurar o cumprimento dos objetivos de desempenho organizacionais a partir da aplicação eficiente dos recursos de produção.

Complementando esta argumentação Junior (2006) ressalta:

A função controle deve fazer parte das diversas atividades organizacionais pelo fato de auxiliar a empresa na monitoração dos resultados e, caso ocorram, corrigir os erros apresentados. É importante abordar que esta função administrativa é dividida em quatro etapas: o estabelecimento de padrões para medir o desempenho, a medição do desempenho atual, a comparação do desempenho com o padrão estabelecido e a adoção de medidas corretivas. (JUNIOR, 2006, p.13).

Conforme a leitura do Case que descreve a situação da empresa Delicari que é uma indústria que fabrica iogurtes sem aromatizantes, emulsificantes ou corantes, e que usa somente ingredientes naturais como o leite, açúcar, frutas e fermento lácteo, relata como a empresa alcançou seu público-alvo e adquiriu qualidade em seus produtos.

O ambiente industrial tem apresentado diversas mudanças técnicas e orga¬nizacionais, incluindo algumas fusões e aquisições que buscam acrescentar estratégias para a competitividade. Mediante tal cenário, a Gestão de Produção e Logística contemplam o mundo atual globalizado, em face da difícil tarefa de manter as empresas competitivas.

2.1.1- Planejamento e Controle de Qualidade

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

A função controle deve fazer parte das diversas atividades organizacionais pelo fato de auxiliar a empresa na monitoração dos resultados e, caso ocorram, corrigir os erros apresentados. É importante abordar que esta função administrativa é dividida em quatro etapas: o estabelecimento de padrões para medir o desempenho, a medição do desempenho atual, a comparação do desempenho com o padrão estabelecido e a adoção de medidas corretivas. (JUNIOR, 2006).

Megginson et al, (1998, p. 472) relata que “a primeira etapa no controle reflete a ligação entre planejamento e controle. Estabelecer padrões de desempenho faz parte do planejamento. Porém, como é a base do controle, é comumente tratado como a primeira etapa no processo de controle”.

A explanação feita, é complementada por Júnior (2006):

Ao elaborar o seu planejamento, as empresas irão administrar as suas relações com o futuro e definir os objetivos e os meios para alcançá-los. O planejamento tem total ligação com o controle. Os objetivos estabelecidos no planejamento devem ser controlados quando colocados em prática, para que os administradores tenham a certeza de que o que foi definido está sendo cumprido de maneira satisfatória. (JUNIOR, 2006, p.2).

O Planejamento e Controle consistem em uma função de apoio de coordenação das várias atividades de acordo com os planos de produção, de modo que os programas preestabelecidos possam ser atendidos nos prazos e quantidades acrescenta que a função de PPC e seus sistemas integrados direcionam o planejamento e controle de forma que a empresa possa detectar efetivamente as exigências do seu processo produtivo. Sendo assim, pode-se constatar que cabe a esta função assegurar o cumprimento dos objetivos de desempenho organizacionais a partir da aplicação eficiente dos recursos de produção. (LOPES, 2008).

A definição da qualidade possui uma extrema diversidade de interpretação, dada por diversos autores, que procuram dar uma definição simples para que seja assimilável a todos os níveis das organizações. Precisa, para não gerar interpretações duvidosas; e abrangente, para mostrar sua importância em todas as suas atividades produtivas, ou como expressa Oakland (1994):

Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente. Associa-se qualidade à impressão do cliente, portanto não é estática. A dificuldade em definir qualidade está na renovação das necessidade futuras do usuário em características mensuráveis, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com