TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Fran's Café

Trabalho Universitário: Estudo De Caso Fran's Café. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2015  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.556 Visualizações

Página 1 de 3

Questões

1. Você acredita que o ambiente agradável de uma cafeteria seja um diferencial tão importante quanto servir um café gourmet? Por que?

Com certeza o ambiente agradável é necessário e importante a qualquer tipo de empresa. E na Fran’ s Café existe esse diferencial, mesmo que essa cafeteria não seja a maior rede da capital paulista, pois sofre muito com a concorrência: o Starbucks. Mas isso não atrapalha o rendimento dos trabalhos, pois a Fran’s Café possui um perfil único e que a diferencia da concorrência que é o tempo da permanência dos clientes em suas lojas (vinte minutos durante o dia e uma hora e meia durante a noite) demonstrando que as pessoas além de apreciarem o café gourmet também conversam com os amigos além de se divertirem o que contribui para que o ambiente se torne agradável e acolhedor.

2. Que estratégia de competição (estratégia de liderança em custo, diferenciação ou focalização) você recomendaria ao Fran’s Café para enfrentar a concorrência, especialmente com a entrada de empresas fortes e multinacionais que possam entrar neste mercado no Brasil?

Levando em conta que o sucesso de vendas do Fran’s Café é o chamado “Café Gourmet” sendo que este é 45% mais caro que o café comum, os clientes desse lugar deixam o preço para segundo plano valorizando a qualidade do produto, do atendimento e do ambiente.

E para essa empresa enfrentar a concorrência é preciso que ela fortaleça sua marca dando ênfase aos atributos que os clientes consideram importantes como o serviços prestados aos clientes, a qualidade do produto oferecido além de um ambiente agradável e aconchegante. De acordo com o estudo de caso, o Fran’s Café está investindo sua marca própria de café gourmet com grãos especiais 100% nacional e lançado, a partir do ano de 2002, a linha Collection com produtos exclusivos da marca.

3. Em relação aos aspectos sobre “Instalações de Apoio”, reflita sobre quais características você procuraria incorporar em uma loja da Fran´s Café? (procure analisar os fatores tais como condições do ambiente – som, cheiro, iluminação, etc – layout e sinais e símbolos) Nesta questão, imagine como seria o ambiente criado por você na cafeteria e comente todos os aspectos que imaginar.

Por ser um ambiente onde as pessoas vão para conversar, o ideal seria torná-lo um local em que pessoas levam os amigos e a família aos finais de semana. Portanto, eu investiria na compra de televisores de LED e TV a cabo para atrair a atenção dos clientes com a programação (principalmente no dia dos jogos de futebol). Também investiria em uma iluminação indireta para garantir um clima mais íntimo além de cadeiras confortáveis e sistema de ar-condicionado para os dias mais quentes a fim de garantir maior conforto. E ainda, colocaria uma fachada de alta qualidade e requinte a fim de atrair ainda mais os clientes.

4. Após responder as questões acima, você considera o projeto de instalações importante para o estabelecimento de uma empresa de serviços e sua competitividade? Justifique.

Sim. Toda pessoa que se sente bem em um lugar tende a voltar mais vezes. Ir a um lugar para conversar e deparar com som alto e ainda um local abafado, quente e apertado é muito desagradável.

A primeira atração em um ambiente é sua visualização, a fachada. A curiosidade do cliente em conhecer algo novo e bem visível é maior. São pequenas coisas que atraem o cliente trazendo-o para dentro da empresa.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »