TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Microsoft

Trabalho Universitário: Estudo De Caso Microsoft. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  3.726 Palavras (15 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO 4

2.2 MARKETING 5

2.2.1 Concorrência 5

2.2.2 Definição de Produto 7

2.2.3 Mix de comunicação 9

2.3 NEGOCIAÇÃO 12

3 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado trata-se de um estudo de caso da mundialmente conhecida Microsoft que, após o boom de vendas de smartphones e de sistemas operacionais semelhantes, acompanhado pela queda da procura de computadores, sofreu redução de sua participação no mercado e perdeu vendas no último ano.

O primeiro momento do trabalho traz uma possível solução para o problema, através da realização de uma pesquisa de mercado. O segundo momento trata-se de como as empresas observam suas concorrentes e de como avaliam o mercado; também o conceito amplo de produto, dentro do campo do marketing, ilustrando suas principais características; além de definir e caracterizar os principais componentes do mix de comunicação: propaganda, promoção de vendas, relações públicas e publicidade, venda pessoal e marketing direto.

O ultimo momento trata, dentro da disciplina de Negociação, as variáveis ambientais que podem causar influências no do processo de negociação. A concorrência, que é um fator importante nesse contexto, já que pode exercer função favorável ou não no contato entre o negociador e a parte oposta; os riscos, que estão presentes em qualquer tipo de ambiente e que, se não forem levados em conta, podem impedir o progresso da operação; o tempo, que é uma variável negociável, já que as partes podem entrar em acordo sobre prazos; e as informações, que são fundamentais para ambas as partes envolvidas no processo.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

Em nosso atual cenário de mercados competitivos, principalmente naqueles especializados em equipamentos e programas tecnológicos, como no caso da Microsoft, é essencial que os gestores estejam atentos às inovações e tendências de mercado dos quais a concorrência faz uso, aos desejos e necessidades dos consumidores, e a inúmeros outros fatores que podem conduzir a empresa ao fracasso ou ao sucesso.

No caso Microsoft percebe-se que não houve preocupação em acompanhar as mudanças do mercado, e a empresa perdeu lugar para concorrentes. E para que conseguisse se livrar da crise e embarcar de vez nessa transição seria necessário a realização de uma pesquisa de mercado, com a finalidade de apurar e colher informações dos principais consumidores. Tais informações são o ponto de partida para a tomada de decisões dentro da empresa, e é com base nos resultados apurados que os gestores poderão guiar os negócios para a solução de problemas.

Inovar, e modificar a cultura da organização, com tudo aprimorar as tecnologias e informar aos clientes de como a mudança para o novo e atual irá trazer benefícios para a empresa e possivelmente para eles. Não parou para analisar a opinião dos clientes em relação ao produto, não vez uma pesquisa de mercado, para saber o que seria necessário para continuar no mercado. A Microsoft deveria ter usado de uma pesquisa descritiva Inicialmente é preciso que a empresa esteja ciente da crise e tenha a capacidade de identificar o problema, que é a resistência às inovações do mercado por receio de perder os clientes conservadores. É necessário que a organização realize um levantamento minucioso dos clientes, seu perfil e comportamento de compra, coletar dados da concorrência e de sua evolução, dos produtos e das práticas exercidas no mercado, a interação com a imprensa, dentre outras informações.

A Microsoft deveria ter usado de uma pesquisa descritiva, causal, e exploratória tanto quantitativa quanto qualitativa, ouvindo seus clientes, fazendo levantamento de dados e observando o comportamento dos consumidores.

Uma pesquisa de campo pode ser feito pessoalmente, por telefone, via correio ou internet. E a última é relativa à mudança em alguma variável e que produz mudança em outra variável. Para ser satisfeita, deve justificar a influência de uma relação causal entre duas variáveis: a variação concomitante, a ordem de tempo da ocorrência das variáveis, e a ausência de outros possíveis fatores causais. (MALHOTRA et al., 2005)

Coletando dados e informações pertinentes à pesquisa, bem como executar todas as etapas que envolvem esse processo, um relatório com resultados apurados é apresentado aos interessados. Nesse documento deve conter, dentre outras coisas, as conclusões e recomendações. E é partindo desse ponto que a empresa deverá tomar as devidas decisões.

A Microsoft deveria recorrer mais às ferramentas da pesquisa de marketing para mapear as preferências e necessidades do seu público-alvo e procurar atendê-los da melhor forma possível, sem deixar de lado as oportunidades de inovação e melhorias que o mercado oferece. Se o objetivo da empresa é estar entre as melhores do seu setor, esta deve, portanto, assumir um compromisso maior com o seu consumidor e se render a mudanças.

E o motivo pelo qual a mesma tenha ficado tão atrasada em termos de aperfeiçoamento de seus produtos, frente à concorrência, deve estar relacionado à sua autoconfiança e sua relutância aos novos modelos de aparelhos, programas e aplicativos que oferecem mobilidade aos seus consumidores. talvez a empresa acreditasse que sua tradição no mercado de softwares para computadores jamais seria substituída. Porém o mundo tecnológico vem a ser o que mais se atualiza em um curto espaço de tempo, em comparação com outros mercados, e a empresa estar atenta para acompanhá-lo em suas inovações seja a melhor sacada para o sucesso.

2.2 MARKETING

2.2.1 Concorrência

O que vem a ser um concorrente? “concorrentes são as empresas que satisfazem as mesmas necessidades dos clientes”. (KOTLER, 2005 p.164). É muito importante que a empresa identifique suas principais concorrentes, faça uma análise das estratégias de cada uma, formule um sistema de inteligência competitiva e, principalmente, elabore estratégias competitivas.

Kotler (2000) deixa claro que essa tarefa parece simples, mas a faixa de concorrentes reais e potenciais pode ser bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com