TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Monadnock Building

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso Monadnock Building. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  1.087 Visualizações

Página 1 de 6

1 Estudo de Caso

1.1 Ficha Técnica:

Obra: Monadnock Building

Local: Ilinois, Chicago

Início da Obra: 1889

Conclusão: 1891

Arquitetos: Burnham e Root

Reformado: 1893, por Holabird e Roche

Altura: 60 metros

1.2 Localização

O Edifício Monadnock está localizado na cidade de Ilinois, em Chicago, e ocupa o quarteirão delimitado pelas Ruas Jackson, Dearborn, Federal e Van Buren Streets, no Loop Chicago. Situado do outro lado da rua do Centro Federal, a Union League Club e o Clube Padrão.

Mapa Ilinois Mapa Chicago

1.3 Implantação:

Construído num lote estreito e comprido ao longo da Dearborn Street, na extremidade sul do Loop, o Monadnock desenvolveu-se com base num partido claramente linear, radicalmente diferente do hollow square plan – o edifício de planta quadrada vazada no centro, muito comum na Chicago de então. A simples substituição do quadrado pelo retângulo gerou uma série de implicações no desenvolvimento do projeto, envolvendo aspectos que vão da divisão interna ao tipo de estrutura empregado na edificação.

1.4 Caracteristicas arquitetônicas:

A limpidez decorativa é talvez a questão mais curiosa dentre as que envolveram a construção do edifício e, certamente, a que maior impacto causou sobre as impressões do público da época. Se a falta de qualquer aplique – nem mesmo aqueles submetidos à composição da fachada e à repetição vertical dos andares, tal como desenvolvido em obras primas do Chicago Style, especialmente as de Louis Sullivan – chocou seus contemporâneos, agradou em cheio os responsáveis pela obra.

O talento de Root, no entanto, garantiu personalidade à obra, conferindo-lhe o aspecto de um grande bloco escavado sem, no entanto, distanciá-la da tradição construtiva local. Nesse sentido, cabe destacar a manutenção da tripartição vertical do edifício, dividido em base, corpo e coroamento por meio de sutis aberturas próximas às extremidades.

Tal esquema, no entanto, foi abandonado na porção sul do edifício que, construída em 1893 segundo o projeto da firma de Holabird e Roche, apresentou uma composição menos radical – mais ornamentada, próxima do tradicional esquema derivado dos palazzi florentinos. A South Addition contou ainda com o emprego da estrutura independente de aço, fato que permitiu aos arquitetos dotar a edificação de uma maior área envidraçada, especialmente em sua base.

Quando construído, muitos críticos chamaram o final de construção, e com falta de estilo. Outros encontraram a falta de ornamentação extensão natural de sua finalidade comercial e uma expressão da vida empresarial moderna. Entretanto os primeiros arquitetos europeus do século 20 encontraram inspiração em sua atenção para o efeito e expressão funcional, assim ele foi um dos primeiros edifícios da arquitetura de Chicago considerado um marco em 1958. Foi adicionada ao Registro Nacional de Lugares Históricos em 1970, e nomeado como parte do National Historic Landmark Sul Dearborn Street, Norte de Imprensa Row Historic District, em 1976. Os críticos modernos têm chamado de um "clássico", um "triunfo do design unificado" e "uma das experiências mais emocionantes arquitetura estética comercial que os EUA tenham produzido".

A metade norte é uma massa sem adornos de tijolos verticais roxo-marrom, queima levemente na base e no topo, com janelas verticais contínuas que se projetam. A metade sul está dividido verticalmente por tijolo na base e sobe para uma grande cornija cobre no teto. Possuindo ainda em seu projeto, janela baías em metades que permitiam as grandes exposições de vidro, dando ao edifício um aberto, apesar de sua massa. O projeto consiste em 300 suites, ideais para empresas profissionais independentes e empresários. Eles variam em tamanho 250-5000 metros quadrados, para que as empresas possam crescer aqui sem mudar de cidade. Cada suite tem um carvalho distinto e entrada de vidro e grandes janelas, operável para deixar entrar a luz natural e ar fresco.

As diferenças em relação à maior parte dos edifícios da época ficaram claras já no pavimento térreo, onde o grande saguão central, marcante em edifícios da firma, como o Rookery, foi substituído por uma longa galeria comercial, paralela à rua, em cujo corredor central foram dispostos os elevadores e escadas.

1.4 Técnicas Construtivas:

Com os seus 17 andares, 16 tipos, além do térreo, o prédio possui 66 m de altura, tendo assim uma das mais altas de toda a estrutura comercial do mundo. Para apoiar e reforçar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com