TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso Treap Easy

Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso Treap Easy. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  3.554 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE CASO: TRAP EASE- O GRANDE QUEIJO DAS RATOEIRAS

1- Informações de mercado: análise do público-alvo; pesquisa de campo; conhecer seus concorrentes – pontos fracos e pontos fortes; estudar os benefícios do produto; saber o preço dos produtos dos adversários, a fim de não ultrapassar o preço modal no mercado; buscar saber quais os lugares estratégicos para a exposição do produto. Além disso, deveriam ser buscadas informações sobre o potencial, o preço e a demanda do produto, visto que não é um objeto utilizado habitualmente, onde um cliente satisfeito poderá até divulgá-lo, mas não fará uso constante, dificultando o vínculo e fidelização.

O propósito da empresa é extinguir a presença de ratos do ambiente de maneira segura e eficaz.

2- Martha restringiu o público-alvo as mulheres, justificando que elas passam mais tempo cuidando da casa e dos filhos, entretanto, o cenário está mudando, e as mulheres que atuam como donas de casa vêm se tornando cada vez menos frequente.

Ela poderia ter abordado outros públicos de diferentes segmentos, como mulheres solteiras, famílias com crianças pequenas ou animais de estimação, escolas, comércios, indústrias, almoxarifados, entre outros, que exigem maneiras mais eficazes e menos agressivas.

Para isso, ela deveria investir em uma estratégia de marketing que fizesse o produto ser mais explorado, mostrando seus benefícios para os consumidores.

3- Uma pesquisa inicial apontou que as mulheres eram o mercado-alvo, pois os benefícios da ratoeira teriam maior capacidade para atraí-las, visto que a ratoeira da Trap-Ease era segura, fácil de usar e não causava odor dentro do ambiente, sendo este o diferencial do produto. A pesquisa inicial indicava que os homens eram mais propensos a comprar as ratoeiras de mola tradicional, por outro lado, as mulheres não gostavam delas. De acordo com as pesquisas, elas ficavam em casa, geralmente, cuidando da casa e das crianças e por isso queriam lidar com o problema dos ratos sem ter aborrecimentos e riscos que as ratoeiras comuns tinham.

Por esse motivo, Martha decidiu distribuir o produto em supermercados, drogarias e lojas de ferramentas, evitando atacadistas e intermediários. Colocou também o preço cinco vezes mais caro que as ratoeiras tradicionais devido ao custo de fabricação.

Martha poderia ter posicionado o produto de outra maneira, ao começar pelo público-alvo que poderia ter se estendido aos homens, pois eles também fazem compras e além disso, geralmente são eles que resolvem certo tipos de problemas em casa, como: goteira, cortar grama, lavar o carro, dar banho no cachorro, consertos domésticos, inclusive, por um fim nos ratos, etc. Assim, a venda das ratoeiras nas lojas de ferramentas iriam aumentar, visto que ela expôs o produto em um comércio que é mais frequentado por homens. Além disso, poderia ter feito um programa de marketing que viesse influenciar na compra e uso do produto nas indústrias, comércios, almoxarifado (empresas, escolas, faculdades), estoques, condomínios, entre outros. E, o mais importante, ter elaborado melhor a estratégia de marketing, colocando em evidência o diferencial do produto juntamente com um bom preço a fim de superar a concorrência.

4- O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Essas ferramentas são classificadas em quatro grupos amplos, os 4P’s de marketing: produto, preço, praça (ou canal) e promoção (ou comunicação). A Trap-Ease tentou desenvolver os 4P’s, porém permitiu que ocorressem falhas e erros.

• Primeiro P = produto

Conseguiram se destacar no design em relação as suas concorrentes, mas errou pelo fato de não proporcionar variedades de produto e o serviço que o produto oferecia dificultava a venda pelo fato de poder ser reciclável.

• Segundo P= promoção

Ocorreu a promoção para os varejistas, mas errou no momento que evitava a venda para os atacadistas e os outros intermediários. Também não soube fazer vínculos com seus clientes já que apresentava apenas uma vendedora.

• Terceiro p = preço

Infelizmente foi a parte onde mais ocorreram erros. A empresa não conseguiu ter um produto mais barato ou equivalente ao preço dos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com