TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso:Burocracia

Monografias: Estudo De Caso:Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  4.837 Visualizações

1) Se as estruturas burocráticas são problemáticas, porque as

organizações as utilizam?

Embora sirva para organizar e controlar procedimentos de difíceis soluções, as organizações se utilizam da burocracia como forma de ganhar tempo, desta forma acaba atrapalhando um processo que seria simples. Acredito que apesar de todos estes contras, a burocracia se torna necessária em grandes organizações para determinações de normas das atividades.

2) Argumente os prejuízos e problemas relacionados com a Burocracia.

A burocracia faz-se necessária, porém prejuízos e problemas são decorrentes dos excessos burocráticos. Acredito ser impossível, existir no mundo uma empresa que não seja burocrática. A realidade é que vivemos numa sociedade industrial, e isto obriga todas as empresas ou organizações a adotarem um mínimo de burocracia como forma de poder de controle para garantir a eficiência. Porém, é possível e necessário eliminar disfunções burocráticas.

Quando se fala em burocracia, imaginamos imediatamente o excesso de papéis. Isto realmente é apontado pelos especialistas como um dos principais problemas. Porém, além da "papelada", consultorias apontam outras disfunções que realmente se destacam a ponto de colocar em risco o bom desempenho de qualquer empresa: O excesso em aplicação de regulamentos como um dos principais, o conflito entre as regras formais e informais, a resistência às mudanças, a falta de relacionamento entre funcionários de posições hierárquicas diferentes e de mesmas funções, o atrito entre a empresa ou seus funcionários com clientes ou o público, a posição hierárquica como fator influente nas tomadas de decisões e a exibição exagerada de sinais de autoridade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com