TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Do Caso

Monografias: Estudo Do Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  214 Palavras (1 Páginas)  •  141 Visualizações

Voltímetro

O Voltímetro é um instrumento de medida da amplitude da tensão eléctrica.

É dotado de duas pontas de prova de acesso ao exterior através das quais se pode medir a tensão eléctrica: aos terminais de uma fonte de tensão constante, entre dois quaisquer pontos de um circuito eléctrico ou entre um qualquer ponto e a referência.

Os voltímetros são inseridos em paralelo com os componentes, entre os terminais dos quais se pretende medir uma diferença de potencial.

Os instrumentos para medida de tensão cometem um erro apreciável quando medem tensões em circuitos cuja resistência interna é comparável à resistência interna do instrumento.

Voltímetro ideal

Um voltímetro ideal teria uma resistência infinita, para que quando fosse ligado em paralelo ao circuito não o alterasse.

Tal equipamento não existe; quando se liga um voltímetro a um circuito há sempre uma perturbação neste último, que pode ou não ser significativa para a aplicação em causa.

Esta questão é abordada em detalhe no estudo da Lei de Ohm.

Exemplo:

Pretende-se medir a tensão entre os pontos A e B, que sabemos ser 12 V, pois está ligado entre estes terminais um voltímetro.

Antes de ligar o voltímetro entre A e B, sabemos que a tensão entre A e B é a tensão aos terminais da fonte, ou seja, 12V.

...