TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Transtorno Obsessivo Compulsivo

Por:   •  1/12/2019  •  Seminário  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

OBJETIVOS:

Consolidar a aprendizagem acerca da classificação nosológica do Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Articular a teoria com a prática, analisando situações clínicas por meio de estudos de casos.

Identificar os sinais e sintomas presentes na vinheta clínica.

Identificar fatores patogenéticos, patoplásticos e psicoplásticos.

Classificar se o tipo de transtorno, corresponde a uma patologia crônica ou aguda, justificando a classificação nosográfica com trechos extraídos do caso clínico e sustentados no CID-10 e/ou DSM-V.

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

CASE: “Lady Marjorie”

1. Identificar os sinais e sintomas presentes na vinheta clínica.

SINAIS:

SINTOMAS: Diz que as coisas que fazia eram estúpidas e não faziam qualquer sentido; mas ainda assim precisava fazê-las; tinha medo do que poderia acontecer se não fizesse; sentia um medo terrível de ter germes em todas as suas roupas e coisas; Ficava sacudindo tudo por meia hora; Lavava-se antes de fazer qualquer coisa; Lavava primeiro as mãos; Lavar as mãos já não era suficiente e começou a usar álcool; Ritual de lavagem durava em torno de seis horas por dia; era tudo tão complexo que não tinha mais tempo pra nada; fazia planos em sua mente; se ouvisse uma palavra que remetesse a germes ou doenças, isso era considerado algo mal; tinha pensamentos intrusivos do tipo: “risque isso e tudo ficará bem”; estava petrificada com a possibilidade de algo realmente acontecer; fazia planos de novos rituais e novas ideias; ficava cada vez mais preocupada com pessoas que gostava e que pudessem sofrer algum acidente e coisas que realmente poderiam dar errado se não fizesse;

2. Identificar fatores patogenéticos, patoplásticos e psicoplásticos.

PATOGÊNICOS

Presença de pensamentos e comportamentos repetitivos e persistentes.

PATOPLÁSTICOS

FATORES PREDISPONENTES: Minha mãe, minha família sempre caprichosa e extremamente limpa. Sempre gostei de ser limpa e arrumada, e jamais pude caminhar pela casa com sapatos sujos ou qualquer coisa assim. Acredita em superestições.

FATORES PRECIPITANTES:

PSICOPLÁSTICOS: Lavava as mãos excessivamente; causando danos físicos, “Era inverno e estava frio, e isso fazia minhas mãos sangrarem...”; Não se alimentava pela manhã pela falta de tempo. Tipo assim: eu precisava ir a algum lugar com uma amiga, e devíamos sair às 11 h da manhã e eu queria tomar um banho antes. Assim, tinha de acordar mais ou menos às 6 h da manhã e, às vezes, eu não consegui ficar pronta nem em 5 horas. (Prejuízo social)

3. Classificar se o tipo de transtorno, corresponde a uma patologia crônica ou aguda, justificando a classificação nosográfica com

trechos extraídos do caso clínico e sustentados no CID-10 e/ou DSM-V.

3.1. TIPO DE TRANSTORNO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (36.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com