TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Etnia

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

No contexto onde vivemos, existem inúmeros tipos de culturas diferentes e suas peculiaridades, porém com a mesma forma de variedades culturais existentes, varia a forma de respeito necessário por outros tipos de culturas. De certa forma, todas as culturas podem ser relevantes mundialmente, mesmo sendo “imorais”, pois com estas culturas, podemos aprender e avaliar o que se deve ou o que se não deve fazer, assim exaltando as culturas que expelem o que é moral para um determinado contexto. Hoje, há manifestações diversas etnias em vários locais do mundo, e posso citar a região onde moro, que houve a imigração no final do século XIX com a chegada de 160 imigrantes, hoje se vê grandes colônias de italianos que se mantiveram durante este período na região.

Infelizmente ainda há algumas formas de discriminação social/cultural, postas pela forma, de falar, de se vestir, de comercializar ou a estética física predominante de alguma região, discriminação esta que demonstra a falta de empatia e de respeito ao próximo, e que regem também a dificuldade econômica para a imigração contemporânea local.

O preconceito pode ocorrer por qualquer motivo sem exame crítico, podendo ser, pela religião, pela cor de pele, pela classe econômica, pelo sexo, e neste contexto se releva dizer que pela etnia também. Como uma consequência do preconceito existe a discriminação que é separar, isolar ou pôr a parte dos demais, estes atos ocorrem por quaisquer motivos ditos acima.

A classe econômica mais baixa não é literalmente de imigrantes, pois chegando os imigrantes como colonizadores, eles se adequaram ao ambiente e conseguiram bem administrar suas vidas após algum tempo, porém aos imigrantes contemporâneos, a dificuldade cresce, e a aceitação não, fazendo deles inclusos à classe baixa.

A etnia como os outros fatores, não pode ser julgada negativamente independente da ação ou intrepidez, devendo ser respeitado por todos na, forma de vestir, forma de comer, forma de falar, forma cultural de ser, forma de cultuar e na forma de viver.

Morador da região por 26 anos, eu vi crescer a diversidade cultural, especificamente de italianos e atualmente venezuelanos, fazendo diminuir alguns tipos de preconceitos relacionados ao sociocultural, porém ainda há muito para melhorar, não só no município onde vivo, mas também em todos os locais que apresentam qualquer tipo de preconceito com a etnia, discriminação com a etnia e racismo com a etnia.

Todos nós somos seres humanos, porém diversificamos um do outro, existe em cada um de nós uma digital diferente, que nos faz únicos em nosso planeta, mas isto não nos faz melhor que o próximo, mesmo que ele seja totalmente diferente fisicamente, intelectualmente, religiosamente, culturalmente, e etnicamente. Na Bíblia Sagrada, especificamente em Marcos 12:33, diz: “Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”, utilizado como livro de fé e prática dos cristãos, este é um pequeno trecho, entretanto diz muito. Respeite o próximo como você quer que te respeite. Ame o próximo como você quer ser amado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (30 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com