TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Processo de Fabricação

Por:   •  25/9/2019  •  Bibliografia  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Processos de Fabricação

Livro: Fundamentos da Usinagem dos Metais

Autor: Dino Ferrasi

Parâmetros de Corte

Ângulo alfa: É o ângulo de folga ou também denominado ângulo de incidência, fica entre a superfície da peça e o plano de corte (Pág 29)

Ângulo beta: É o ângulo de cunha da superfície de folga e a superfície de saída, medido através da cunha cortante.

Ângulo gama: É o ângulo de saída entre a superfície de saída e o plano de referencia (Pág 31)

Sendo que: Alfa +Beta +Gama = 90 graus

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Velocidade de Corte: Velocidade instantânea do ponto de referência da aresta cortante, seguindo uma direção e sentido de corte. Exemplo 30 m/min

Velocidade de Avanço: É a velocidade instantânea do ponto da ferramenta seguindo direção e sentido de avanço (Pág 5)

Potência de Usinagem (Pág 159)

As potências necessárias para Usinagem vem da multiplicação da força de usinagem pela velocidade de corte.

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

Fluidos de Corte = Para gerar melhoria funcional ou melhoria econômica. A melhoria funcional é para gerar melhor desempenho de formação de cavaco, para obter as dimensões desejadas e a melhoria econômica é para ter menor consumo de energia e menor desgaste de ferramenta por peça usinada (pág. 512) 

Funções do fluido de corte para caráter funcional: reduzir coeficiente de atrito entre a ferramenta e o cavaco; expulsar o cavaco da região de corte; refrigerar ferramenta; refrigerar peça em usinagem; melhorar acabamento superficial

Funções do fluido de corte para caráter econômico: redução de energia; redução do custo de ferramenta; impedir corrosão da peça.

O que influencia para melhor acabamento superficial de peça é o raio da ponta, ângulo de saída e ângulo de folga.

Torneamento geral - Usinagem em corte único - Basicamente, o torneamento gera formas cilíndricas com uma ferramenta de corte usinando com uma única aresta e, na maioria dos casos, a ferramenta é estacionária e a peça gira. Em muitos aspectos é o método de corte de metal onde a ferramenta avança em um sentido linear, gerando formas não muito complexas. Por outro lado, por ser o processo mais amplamente utilizado e que mais facilmente permite desenvolvimento, o torneamento é um processo altamente otimizado, exigindo cuidadosa avaliação dos diversos fatores em aplicações.

Apesar de geralmente ser uma operação de corte único, o processo de torneamento varia em função do formato e do material da peça, das condições, exigências, custos etc. - fatores esses que podem influenciar na ferramenta de corte. As ferramentas de torneamento atuais são cuidadosamente projetadas, com base em décadas de experiência, pesquisa e desenvolvimento.

Da microgeometria e material da ferramenta, passando pelo formato e fixação da pastilha intercambiável no porta-ferramentas, atualmente a ferramenta cuida da dinâmica do corte do metal de uma forma que seria impensável algumas décadas atrás. Muitos dos principais que se aplicam à usinagem de corte único também se aplicam a outros métodos de corte de metal, como mandrilamento e até mesmo a usinagem rotativa multitponto como o fresamento. Há diversos tipos básicos de operações de torneamento, que exigem tipos específicos de ferramentas para que a operação seja executada de maneira mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (961.6 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com