TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos e Desenvolvimentos de Projetos IV

Por:   •  23/11/2017  •  Resenha  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIANGULO MINEIRO

CURSO DE GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

MATHEUS FELYPE O. SANTIAGO

Estudos e Desenvolvimentos de Projetos IV

Atividade 26/05/2017

UBERABA, MINAS GERAIS

2017

Atividade

Identificar e caracterizar as principais barreiras apresentadas por Martins (2006) que dificultam o trabalho com História da Ciência na Educação Básica.

Resolução

  • A carência de um número suficiente de professores com a formação adequada para pesquisar e ensinar de forma correta a história das ciências

Segundo Martins, a história da ciência é um estudo especializado como qualquer outro e necessita de professores capacitados no assunto, ou seja, professores-pesquisadores de história da ciência e com capacidade de produzir pesquisas a nível internacional. Martins ressalta que professores que não apresentam grande domínio nesta especialidade, não conseguem diferenciar um bom livro de história da ciência de um mal livro de história da ciência, em consequência disso pode ocasionar uma visão totalmente distorcida da história da ciência. Para Martins este problema deve ser solucionado com o tempo no Brasil, como ocorreu em outros países.

  • A falta de material didático adequado (textos sobre história da ciência que possa ser utilizado no ensino;

A falta de material didático citada acima, não é em relação a quantidade pois existem diversos livros e revistas que podem ser encontrados em bancas de jornais que divulgam história da ciência. Existe também muito material relacionado a história da ciência na internet. O grande problema é a qualidade destes materiais, assim como existem professores que não tem uma formação adequada sobre história da ciência, o mesmo ocorre com alguns escritores, que se baseiam em obras não especializadas e relacionam as mesmas com informações encontradas em jornais, enciclopédias e internet; e escrevem suas obras. Esses materiais produzidos por escritores sem uma formação adequada, acaba ocasionando uma versão distorcida sobre os fatos históricos e principalmente deturpa a natureza da ciência.

Estes materiais reforçam as ideias distorcidas sobre os “grandes gênios”, sobre as descobertas repentinas, entre outros erros graves sobre a natureza da ciência.

  • Equívocos a respeito da própria natureza da história da ciência e seu uso na educação (Siegel 1979)

  1. Redução da história da ciência a nomes, datas e anedotas

Este tipo de visão reducionista de ciência, permite interpretações como:

  1. A ciência é construída somente por grandes gênios, ou seja, não há uma construção coletiva do conhecimento científico.
  2. A ciência é construída linearmente por grandes descobertas, não existe crises de paradigmas ou perpetuações dos mesmos.
  3. A construção do conhecimento científico ocorre em determinadas datas
  4. E os fatos da construção do pensamento científico, ocorrem isoladamente, não existe correlação com o momento histórico e pensamento da época.

  1. Concepções errôneas sobre o método científico

Segundo Martins, alguns professores que ministram disciplinas de científicas, que não apresentam interesse ou competência em história e filosofia da ciência, apresentam uma visão distorcida sobre o funcionamento da ciência a seus alunos. Esses professores podem tentar mostrar como se obtém uma teoria através da observação e experimentação ou até mesmo como se pode provar uma teoria – apesar da impossibilidade filosóficas de tais tentativas. E consequentemente acabam demonstrando uma visão simplificada e distorcida da história da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com