TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FAMILIA E ESCOLA: Relações Que Se Constroem

Monografias: FAMILIA E ESCOLA: Relações Que Se Constroem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 12

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

Lindalva Silva Sobrinho da Silva

ORIENTADORA:

DR. LUCY FERREIRA AZEVEDO

FAMILIA e ESCOLA: Relações que se constroem

TANGARÁ DA SERRA – MT,

MAIO 2014

RESUMO

O presente artigo discorre sobre as relações construídas entre as famílias e a escola com a consolidação do projeto Família e Escola. Definiu-se como objetivo geral dessa pesquisa argumentar teoricamente sobre a importância da interação família e escola, e como objetivos específicos: analisar o papel da família na educação dos filhos, verificar como ocorre à interação entre a escola e a família no Centro de Educação Infantil “Professor João Maria do Nascimento Filho” situado no Bairro São Luiz em Tangará da Serra – MT, após dois anos da consolidação deste projeto. A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e observacional com o método qualitativo. Para a obtenção dos dados foram feitas pesquisas bibliográficas e observação in loco por mim como diretora do Centro em análise. Após serem encontradas as resposta da pesquisa conclui-se que o projeto está trazendo resultados positivos e que terá continuidade, pois ainda necessita de uma parceria de sucesso entre a família e a escola e que é possível aproximar as relações entre a família e a escola.

Palavras-chave: Família. Escola. Interação.

Abstract

This paper discusses the relationships built between families and the school to get the project Family and School. We defined the overall goal of this research theoretically discuss the importance of interaction between family and school, and specific objectives: to analyze the role of the family in the education of their children, see how the interaction occurs between the school and the family at the Center for Early Education “Teacher John Mary of Birth" " located in burgh are Luiz in Manakin of Saw - MT, after two years of consolidation of this project. The research methodology used was exploratory and observational with the qualitative method. To obtain the data and literature -site observation was made by me as director of the Center for analysis. After being found to answer the research concludes that the project is bringing positive results and that will carry, because it still needs a successful partnership between home and school and that it is possible to approximate the relationship between family and school.

Keywords: Family. School. Interaction.

Introdução

Este trabalho de conclusão de curso é referente às relações construídas entre pais e escola em dois anos consecutivos do desenvolvimento do projeto Família e Escola no Centro Municipal de Ensino “Professor João Maria do Nascimento Filho” situado no Bairro São Luiz em Tangará da Serra – MT, após dois anos da consolidação do mesmo. Apresenta alguns resultados alcançados em dois anos de consolidação do mesmo em relação à interação das famílias com a escola, analisar o papel da família na educação dos filhos, verificar como ocorre à interação entre a escola e a família do Centro em questão.

Para a obtenção dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco por mim como diretora do Centro em análise. É visível a mudança nos comportamentos das famílias nestes dois anos do desenvolvimento do projeto, a parceria entre as famílias e a escola em questão melhorou muito e hoje a maioria dos pais estão assíduos nas reuniões pedagógicas e muito mais presentes e preocupados com desenvolvimento do Ensino-aprendizagem dos seus filhos. Sendo assim, conclui-se que necessita da continuidade do projeto para uma parceria de sucesso entre a família e a escola, pois só assim poderá, realmente, fazer uma educação de qualidade e que possa promover o bem estar de todos.

Objetivos

Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados alcançados em dois anos de consolidação do Programa Família E Escola em relação à interação das famílias com a escola, analisar o papel da família na educação dos filhos, verificar como ocorre à interação entre a escola e a família do Centro Municipal de Ensino “Professor João Maria do Nascimento Filho”.

Metodologia

A metodologia de pesquisa utilizada foi de caráter exploratório e observacional com o método qualitativo. Para a obtenção dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco por mim como diretora do Centro em análise.

Desenvolvimento

Identificação do CME Professor João Maria do Nascimento Filho.

O Centro Municipal de Ensino Professor “JOÃO MARIA DO NASCIMENTO FILHO”, localizado á Rua 06-A, Nº 1920-S Jardim São Luís- Tangará da Serra - MT, criado ela lei 1920/2002 de 16 de agosto de 2002, tem seu funcionamento autorizado pela Portaria de nº 078/2003 de 10 de janeiro de 2004 da Secretaria Municipal de educação e Cultura.

Este estabelecimento de ensino tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra - MT. Conta com uma área de 1.236.903 m², sendo dividido em salas de aula, barracão, parque infantil, quintal grande e horta escolar. Atende 188 crianças de 1 a 5 anos de idade, sendo 63 no período integral e 125 no período matutino e vespertino. O CME conta com um quadro de 05 professoras efetivas, 02 professoras interinas, 06 Auxiliares de Educação Infantil interinas, 03 ASG terceirizadas e 04 merendeiras efetivas.

Como a família pode exercer um papel Importante no Desenvolvimento Escolar

A conjuntura familiar influencia de forma expressiva o comportamento escolar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com