TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Escola

Pesquisas Acadêmicas: Familia E Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  3.265 Palavras (14 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

A participação da família na escola, trabalho conjunto traz melhores resultados na construção da alfabetização e conhecimento das crianças, a contribuição dos pais e o acompanhamento no decorrer do processo de descoberta da criança. Meios que podem ser trabalhados e desenvolvidos com escola-família e sua importância, na aproximação dos pais junto à equipe pedagógica.

Incentivar a aproximação da família na escola procurando ampliar os laços entre ambos, construindo cidadãos no ambiente familiar e escolar, tendo objetivos em suprir as necessidades dos alunos em seu desenvolvimento educacional.

Desenvolver planos e ações em conjunto para conscientizar os pais do papel que eles devem exercer em casa com seus filhos, na participação das atividades desenvolvidas na escola que vão ter influência na família e sociedade.

O lar é a primeira experiência da vida, vai se estendendo na escola a bagagem já formada em casa para crescer com a alfabetização, e ai existe a necessidade da junção dos pais e educadores, construindo o conhecimento das crianças.

O grupo se organizou e juntas as alunas discutiram e foram criando, ideias, onde cada integrante procurou construir e desenvolver maneiras e formas para contribuir o envolvimento com pais e educadores trazendo planos inovadores e que podem trazer resultado positivo na educação das crianças da instituição com a participação da família sendo que essa tem responsabilidade em ajudar na orientação no inicio da alfabetização das crianças.

A Instituição de Anos Iniciais de Ensino Fundamental Grupo Escolar Paulo Freire está localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 157, no Bairro Nicolau Petry do município de Arabutã. Atende as crianças do centro do município, do bairro, de treze comunidades do interior e também de três comunidades de municípios vizinhos através do transporte escolar.

Hoje têm na entidade 159 alunos matriculados com idade entre seis e dez anos, que estão divididos em oito turmas: 1º ano A, 1º ano B, 2º ano A, 2º ano B, 3º ano A, 3º ano B, 4º ano A e 4º ano B no turno matutino e vespertino. A equipe de funcionários que compõem a Instituição é: uma diretora; uma coordenadora pedagógica; uma secretária; oito pedagogas pós-graduadas em cursos na área da educação; uma merendeira, uma servente e duas auxiliar de serviços gerais.

A equipe trabalha com competência e sua missão é o ensino aprendizagem das crianças, pois elas são foco alvo e isso faz com que todos participem e cooperam para a construção do conhecimento envolvendo a sociedade e construindo nos alunos indivíduos socializados com escola, família e comunidade.

Resgatar valores para a conquista da felicidade humana, contemplando questões como a disciplina, o saber ouvir, a responsabilidade, o comprometimento. Compreender os direitos e deveres no cotidiano escolar. Proporcionar conhecimento científico aos alunos, utilizando-se da sistematização de conceitos, da pesquisa e da experimentação. Mediar a interação dos segmentos da comunidade escolar.

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

A Instituição de Anos Iniciais de Ensino Fundamental Grupo Escolar Paulo Freire está localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 157, no Bairro Nicolau Petry do município de Arabutã. É uma Instituição que atende as crianças do centro do município, do bairro, de treze comunidades do interior do município e também de três comunidades de municípios vizinhos através do transporte escolar.

Hoje estão matriculados na entidade 159 alunos com idade entre seis e dez anos, que estão divididos em oito turmas: 1º ano A, 1º ano B, 2º ano A, 2º ano B, 3º ano A, 3º ano B, 4º ano A e 4º ano B no turno matutino e vespertino. Esse público ao que a Instituição atende são filhos de pequenos e médios agricultores, pecuaristas, comerciantes e funcionários públicos, predominando a origem alemã e a religião evangélica.

A equipe de funcionários que compõem a Instituição é: uma diretora; uma coordenadora pedagógica; uma secretária; oito pedagogas pós-graduadas em cursos na área da educação; uma merendeira, uma servente e duas auxiliar de serviços gerais. A instituição também oferece Atendimento Educacional Especializado – AEE – em Sala de Recursos Multifuncionais para atender aos alunos com deficiências. A Instituição é mantida pela Prefeitura Municipal e recebe o PDDE que é recenseado pelos membros do caixa escolar, onde é destinado para compra de material didático e permanente.

O relacionamento entre os professores equipe de apoio e equipe gestora é cordial, há entrosamento, troca de experiências e diálogo. A equipe trabalha em prol do mesmo objetivo, o ensino aprendizagem das crianças, pois elas são foco alvo e isso faz com que todos participem nas reuniões e projetos realizados na/pela Instituição. Mas, para que isso aconteça com sucesso precisamos da participação e parceria da família e com isso faz-se necessário uma conscientização aos pais da importância do acompanhamento na vida escolar de seu filho.

Porém, percebeu-se a necessidade de aproximar os pais do trabalho pedagógico, auxiliá-los em seu papel parental e aproximar a equipe pedagógica da família do aluno.

O que fazer para aproximar a família e a escola? Quais estratégias poderiam ser desenvolvidas?

Diante desse problema tomamos como objetivo principal, incentivar o envolvimento da família no processo educativo da criança, de forma participativa, crítica e ativa, de modo que a mesma venha a perceber a necessidade de assumir compromisso com a apresentação de seus filhos.

Trabalhar com os pais a necessidade de serem pais educadores, proporcionando um espaço para informação, troca de experiências e conhecimento sobre o universo infantil; valorizar a família e fortalecer seus vínculos afetivos; incentivar a participação ativa da família na educação da criança; contribuir com o relacionamento e a interação entre família e escola; aprimorar a formação dos pais, auxiliando-os no melhor exercício de suas funções educativas na família e na sociedade, conscientizando-os de sua responsabilidade na formação de seus filhos são finalidades estabelecidas na solução do problema.

Com isto, apresentamos as seguintes estratégias à Instituição:

 Entrevistar as famílias para que a Instituição tenha uma parceria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com