TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia E Escola

Trabalho Universitário: Familia E Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  9.265 Palavras (38 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 38

INSTITUTO AGNUS – EDUCAÇÃO POR EXCELÊNCIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

FAMILIA E ESCOLA: a importância desta parceria na aprendizagem da criança.

MARIA IRANEIDE SOUSA PAIVA

ORIENTADOR (A): PROF.ª MS.

Igarapé do Meio

2014

INSTITUTO AGNUS – EDUCAÇÃO POR EXCELÊNCIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

MARIA IRANEIDE SOUSA PAIVA

FAMILIA E ESCOLA: a importância desta parceria na aprendizagem da criança.

Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Pedagogia do Instituto AGNUS – Educação por Excelência.

Orientador (a): Profª MS.

Igarapé do Meio

2014

TERMO DE APROVAÇÃO

MARIA IRANEIDE SOUSA PAIVA

FAMILIA E ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DESTA PARCERIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

Monografia aprovada como requisito para obtenção de grau do curso de Pedagogia – ao Instituto AGNUS. Apresentado dia 15/12/2014.

Aprovada pela banca formada pelos professores.

_________________________________________________________________

Profª MS. L

________________________________________________________________

Jose de Ribamar Campos

_________________________________________________________________

Maria Iraneide Sousa Paiva

Igarapé do Meio

2014

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou o meu caminho durante esta caminhada. Agradeço também ao meu esposo Carlos Antonio (kaic), que de forma especial e carinhosa me deu forca e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades, quero agradecer também aos meus filhos, Juan Pablo e Lavínia, que embora não tivesse conhecimento disto, mas iluminaram de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimento. E não deixando de agradecer de forma grata e grandiosa a minha querida mamãe Maria Sousa Paiva, a quem rogo todas as noites pela minha existência.

Muito obrigado a todos!

“A família é o melhor meio para se criar um cidadão”.

(Içami Tiba 2002, p.35)

RESUMO

Essa pesquisa foi baseada em estudos sobre a importância da família na escola. A obra está dividida em três capítulos; o primeiro: A importância da família no desenvolvimento da criança, onde tratar – se da base solida que a criança tem o direto de ter uma família; o segundo: A Relação da Família e Escolar, o que pode – se fazer para estabelecer esta relação? O terceiro: A participação da família na escola – Rendimento Escolar, esclarecendo como efetivamente ocorre esta participação, e tem por objetivo fornecer estratégias e medidas visando integrar a família na escola, enfatizando a forma como deve ser executado o trabalho de integração. Todos os capítulos apresentam formas de integração que têm por objetivo proporcionar abertura para que os pais se tornem atuantes dentro da escola.

Sendo assim, a obra conclui que a família é pilar mestre do processo de aprendizagem que em ação conjunta com a escola leva o educando a superar seus problemas e ter sucesso em sua formação.

Palavras chaves: Escola – Família – Aprendizagem.

ABSTRACT

This research was based on studies on the importance of family in the school. The work is divided into three chapters; the first: The importance of family in child development, which treat - if the solid foundation that the child has the right to have a family; second: The Relation of Family and School, which can - be done to establish this relationship? The third: Family participation in school - School Performance, clarifying how this actually occurs participation, and aims to provide strategies and measures to integrate the family in school, emphasizing how the integration work should be executed. All chapters present forms of integration that aim to provide opening for parents to become active within the school.

Thus, the work concludes that the family is the master pillar of learning in joint action with the school takes the student to overcome their problems and succeed in their training process.

Key words: School – Family – Learning.

1 INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho atende não só uma exigência do curso em si, como também possibilitar que as inquietações que nos cercam sejam amenizadas em relação à participação da família na escola fazendo parte de todas as etapas do desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Sabendo-se que a educação é um processo contínuo que se desenvolve no ambiente familiar e social, é importante desenvolver ações que envolvam o contexto familiar e a relação com o contexto escolar.

Nesse sentido, é interessante realizar ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.6 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com