TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Como Estrelas na Terra

Por:   •  8/4/2019  •  Resenha  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Milena Barbosa Parreira da Silva

Data: 08/04/2019.

ATIVIDADE AVALIATIVA

 1) Faça uma resenha do filme “Como Estrelas na Terra”.

   O Filme conta a história de Ishaan, uma criança de 9 anos que desde o início demonstra ter uma imaginação muito fértil, ele mora na índia, e possui dificuldades de leitura e escrita.

   Seu Pai, assim como a mãe e todos que convivem com ele, não percebem que o fato do garoto não conseguir progredir nos estudos seja algo sério. Eles não dão o suporte que ele precisava por não conhecerem o que realmente tinha, e muito menos os seus professores, que achavam que era falta de atenção, ‘’burrice’’, distração, etc.

   Diante disso, o pai é chamado pela diretora da escola para uma conversa a respeito de Ishaan, e revoltado com tantas reclamações decide colocar seu filho em um internato. Essa atitude fez com que o garoto sofresse mais, pois afinal ele é uma criança e não está preparado para viver uma separação dos pais.

   O menino sofre demais, justamente por não conseguir entender o comportamento de seu pai, e cria a ideia de que foi excluído da família, por não conseguir aprender.

   Todos esses fatores desmotivam Ishaan tornando-o uma criança triste, e sem vontade de aprender, a única coisa que ele sentia vontade era de retornar à sua casa, pois sentia falta da mãe. O internato não colaborava para ajudar ele frente essa situação.

   A situação mudou quando o professor de Artes entrou como substituto. Ram Shankar chegou na escola com uma metodologia totalmente diferente de trabalhar o aprendizado dos alunos, o que fez toda diferença. No primeiro dia de aula apresentou uma forma divertida de obter a atenção dos alunos aos ensinos que estavam sendo oferecidos naquele momento, de forma dinâmica e estratégica, diferentemente das apresentadas pelos professores anteriores que eram mais tradicionais e rígidos.

   O professor logo percebe que na turma há um aluno com dificuldades especiais, chegando à conclusão que tratava-se de dislexia e se dispôs a ajuda-lo, desenvolvendo formas de ensinar Ishaan a ler e escrever. Sua primeira atitude após identificar o problema foi ir até a casa de Ishaan e conversar com os pais.

   Com a chegada do novo professor a vida de Ishaan tomou novo rumo, pois ele soube trabalhar com o menino e este passou a se sentir mais motivado para os desempenhos escolares mostrando rápidos resultados. O Professor é representado como alguém que possui capacidade para trabalhar técnicas e métodos de aprendizado específicos fazendo com que todos os alunos sejam inseridos no processo de aprendizagem e se sintam capacitados para desenvolver as atividades, mesmo que em algumas áreas uns desenvolvem mais e outros menos, mas aceitando cada um na sua singularidade. Esta inserção dos alunos também possibilita saber conviver com as diferenças.

   Para concluir, o filme traz a oportunidade de refletir a respeito das maneiras de trabalhar as diferenças na educação, e serve como exemplo para todo e qualquer profissional que atue ou deseje seguir nesta jornada.

 2) Como a rotulação de alunos pode interferir em seu processo de ensino e aprendizagem?

Tornando-o inferiorizado perante os colegas que participam de seu cotidiano, como também familiares, docentes, colegas de classe

 3) Qual o papel do docente no progresso ou fracasso de um discente? 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com