TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Do Filme “Um Ato De Coragem”

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DO FILME “UM ATO DE CORAGEM”

1º PARTE

1 – Como se dá o processo de doação/transplante no Brasil?

R – Praticamente todo o procedimento de doação de órgãos no Brasil é realizado e financiado por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Hoje, o nosso país é referência na área de transplantes, sendo o segundo maior transplantador do mundo. A distribuição dos órgãos e tecidos para transplantes é feita entre pacientes previamente inscritos através de um programa informatizado no Ministério da Saúde (sistema de gerenciamento de lista). Essa inscrição é realizada pelo próprio médico ou equipe do transplante que acompanha o paciente.

2 – Comparado ao filme, quais as maiores dificuldades enfrentadas nesse processo que se assemelha ao filme?

R – A várias dificuldades que podemos comparar na realidade do nosso país com o filme assistido quando de refere ao processo de transplante de órgãos, como:

  • Encontrar doador compatível;
  • A questão financeira;
  • A fila de espera;
  • A parte burocrática;
  • Falta de conhecimento;

3 – Baseado no filme e comparando ao SUS, faça um texto reflexivo sobre o SUS e a doação de órgãos e transplantes. (15 – 20 linhas)

R - O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 88% dos transplantes no país. Em comparação com o filme assistido a principal diferença entre o sistema brasileiro e americano, é que no Brasil quase todo o procedimento, da captação do órgão ou transplante, quase em sua totalidade é feito pelo SUS, já nos países americanos conforme visto no filme ‘quem não tiver dinheiro não entra nem na fila de espera’.

Outro ponto a ser observado é que nos países americanos existe uma quantidade maior de transplante de ossos e tecidos nesses países em comparação ao Brasil. Quando nos referimos aos principais motivos nos quais acontecem a recusa da doação de órgão, o mais encontrado nas pesquisas feitas é a recusa da família em doar, por isso é importante a conscientização e caso seja da sua vontade ser doador deixe isso claro para os seus familiares.

É importante frisar que o transplante de órgãos pode salvar várias vidas e a conscientização da sua importância pode levar a melhora nos índices de transplantes e de vida salvas. Conclui-se que relacionando a realidade do Brasil com a do filme assiste as dificuldades entre as realidades são semelhantes mesmo que em nosso país o custeio da maior parte do procedimento seja ofertado pelo SUS esse quesito ainda é um grande empecilho na vida de quem necessita de um transplante e essa problemática foi a mais vista na realidade vista no filme.

2º PARTE

- Gráfico: Quais os transplantes mais realizados no Brasil?

[pic 1]

 

- Gráfico: Quais os transplantes mais realizados no Mundo?

[pic 2]

OBS: O transplante de córnea foi o único que não foi visto como um dos mais realizados a nível mundial em comparação aos mais realizado no Brasil. Podendo observar que no Brasil ele está em 1º lugar dos transplantes mais realizados no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (242.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com