TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme “O Custo da Coragem”

Por:   •  30/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O filme “O Custo da Coragem” do diretor Joel Schumacher narra a história da jornalista irlandesa Veronica Guerin em sua última série de reportagens sobre o tráfico de drogas em Dublin. Veronica entra em áreas perigosas e enfrenta os barões das drogas para conseguir uma história, saber de onde, como e por meio de quem essas substâncias são introduzidas na sociedade, que está fragilizada no ano de 1994, quando cerca de quinze mil pessoas injetavam heroína em um dia. Como sugere o título do filme, a jornalista se mostra muito corajosa para investigar pistas sobre pessoas poderosas e perigosas, assumindo um comportamento de risco.

Análise

A investigação presencial que Veronica realiza no início do filme, onde ela encontra uma grande quantidade de seringas pelo chão, que até são usadas por crianças como brinquedos, e sua entrada na casa onde os jovens vão para se drogar mostra uma atitude jornalisticamente correta ao se apresentar e ao questionar os jovens como comunicadora, além de saber até que ponto ela pode ir para a sua segurança. Após a pesquisa de campo, a jornalista se mostra inconformada com o descaso das autoridades e da mídia com a situação da cidade, que está tomada por usuários de drogas e com altos índices de criminalidade.

Veronica possuiu uma fonte recorrente, John Traynor, criminoso vaidoso que gosta de ter seu nome citado nos jornais, mas também está envolvido com o tráfico na cidade. Por muitas situações, a jornalista acredita no que é dito por ele, fazendo-a sempre ir em busca de declarações e respostas das pessoas erradas. Um erro como jornalista, que não verifica a veracidade da informação dada por Traynor e até publicou matérias insinuando que um outro criminoso fosse o responsável pela maior parte do tráfico em Dublin.

Traynor nos leva a John Gilligan, um criminoso rico que realmente está no comando do tráfico na cidade. Ao chegar no nome de Gilligan por meio de uma informação da polícia, Veronica começa a correr sérios riscos por estar lidando com um dos homens mais perigosos da cidade. Antes de qualquer atitude, ela vai ao encontro de Traynor para saber se ele tem alguma ligação com Gilligan e a reação de surpresa dele ao saber que ela sabe o nome do chefe da máfia já dá a resposta, ou seja, antes de qualquer coisa, Veronica confirmou a informação e a partir daí foi em busca em arquivos públicos tudo sobre o criminoso, seus bens, propriedades e o que mais pudesse levantar para ter um parecer sobre quem ela teria que ir em busca para conseguir alguma prova contra ele.

Ao saber que Veronica tem conhecimento de seu nome, Gilligan e Traynor causam uma tentativa de assassinato a ela, mas é apenas baleada na perna. Mesmo correndo risco, Veronica não desiste das matérias por não querer desistir e deixar os criminosos ganharem essa batalha travada entre ela e os traficantes. Após isso, ela entra em propriedade privada de Gilligan, desarmada, sem proteção e vai questioná-lo sobre a origem do dinheiro que ele usou para adquirir seus bens, como resposta, a jornalista é espancada e expulsada pelo criminoso, claramente um comportamento de risco como especificado no texto “Atentados à liberdade de expressão? Uma análise dos casos de violência contra jornalistas no Brasil” (MELO, GOMES, 2014). “Comportamento de risco quando um repórter avança uma área de conflito sem equipamentos de proteção ou treinamento para obter melhor história, é ameaçado ou insiste com sua reportagem sem tomar precauções” (GLOCK, 2012).

Após todas as ameaças e avisos, Veronica continua a insistir em continuar a sua matéria e é oferecida certa quantia para não denunciar Gilligan por agressão física e mantê-lo longe da justiça. Veronica blefa e no final recusa o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com