TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.819 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

                                             [pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

GESTÃO DE PESSOAS

TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

DESAFIO PROFISSIONAL

SUMÁRIO

1. Considerações Iniciais                                                                         

2. Diagnóstico                                                                                 

3. Plano de Ação                                                                                

4. Conclusão                                                                                        

5. Anexos                                                                                         

6. Bibliografia                                                                        ...........

Considerações Iniciais:

Sou Neilson Silveira Franco, consultor de Recursos Humanos, fui designado a elaborar um plano de melhorias para a empresa Supersoft. Empresa familiar no segmento de informática, à 5 anos no mercado, como sócios 2 irmãos. O Senhor Agenor Randsoft, formado na área e a Senhora Leonora Randsoft, formada em ADM.

A empresa desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados. Possui quadro de 6 (seis) funcionários, atuando na cidade de Perdizes – São Paulo/Capital. Fui contratado para assumir a empresa, buscando soluções e resoluções de melhorias, contribuindo para o crescimento da mesma.

Com uma semana de trabalho, foi passado o caso da funcionária Sra. Rosa, que insatisfeita com o salário e a distância, solicitou sua demissão. O primeiro passo foi concluir fins rescisórios e em seguida, buscar no mercado de trabalho, um profissional que atendesse os requisitos da empresa. No segundo passo, deparei com dois funcionários com muitas dúvidas quanto à compreensão de seus respectivos demonstrativos de pagamento. Sanei as dúvidas e esclareci, conforme os valores tributáveis por lei a serem compridos. O terceiro passo, analisei e elaborei uma política de recompensa para atender as insatisfações dos funcionários. Coloquei em ênfase, a situação financeira que a empresa passa. Na primeira etapa, cuidei do processo de rescisão de uma funcionária e também preparei o recrutamento e seleção da reposição da mesma. Em seguida sanei dúvidas de funcionários, referente aos cálculos trabalhistas. Busquei pontos em que a empresa Supersoft, pode melhorar em questão da insatisfação dos funcionários.

Foi elaborado, um programa para a empresa onde, cada item incluído, foi planejado de acordo com a atual situação da empresa, buscando desta forma, melhorias tanto para o empregador, bem como, os colaboradores.

DIAGNÓSTICO

Mediante aos levantamentos dos dados foi diagnosticados vários problemas na empresa, são eles: refeitório, remuneração, capacitação profissional, erros tributários, queda de faturamento.

- Para a quantidade de funcionários atualmente na empresa, o refeitório passa a ser opcional desde que, mantenha condições suficientes de conforto e higiene para o momento da alimentação. Para isso, devem ser observados fatores diversos, como limpeza, boa quantidade de assentos, arejamento, iluminação adequada e boa circulação de pessoas.

- A remuneração é o conjunto de retribuições recebidas pelo empregado e contratante pela prestação de serviço. Precisa ser compatível ao mercado de trabalho, satisfazendo o profissional. A remuneração tem como objetivo justamente valorizar indivíduos e grupos pelo uso de suas capacidades, e essa visão está faltando na empresa.

- A capacitação profissional, também é um item que precisa ser pensado na empresa, onde, na maioria das vezes, valoriza os funcionários que correspondem às necessidades e trabalham de forma adequada e produtiva.

- Na parte contábil, nota-se que há o descuido das obrigações acessórias, é um erro comum, que pouco se atenta, encontrada nas pequenas e médias empresas, ou seja, não basta apenas calcular e pagar o imposto devido naquele período, também é necessário que os documentos estejam em dia, as notas fiscais devidamente emitidas e registradas, o controle de estoque esteja sendo feito da maneira correta, bem como declarações como a Escrituração Fiscal Digital (EFD) e a DCTF estejam sendo entregues em tempo hábil.

- Com a queda do faturamento, é necessário identificar os atrasos de clientes e, imediatamente, iniciar o processo de cobrança. Além disso, é muito importante que o empreendedor tenha conhecimento e saiba de todos os pagamentos efetuados, caso esse procedimento seja complexo, é essencial a implantação de um controle rígido, com atenção redobrada para as disponibilidades de caixa.

- É notável o despreparo dos líderes, embora que, pode passar despercebido em situações de tranquilidade, mas, não em situações de turbulências e riscos. Esse conceito, não foi observado somente nesta empresa, e sim, acontece com frequências, em outras, sejam elas, grandes ou pequenas, públicas ou privadas. Deve-se ao costume do método de trabalho conservador e uma visão muito simplista.

Os principais motivos para os fracassos das organizações são:

- A organização dentro de uma empresa, tem enclaves nas tomadas de decisões pela “alta cúpula”, quer seja por paternalismo, pela ignorância, pela inércia ou até mesmo, por receios de que sejam afloradas, questões mais complexas dentro da administração, fazendo com que os processos fiquem estagnados nas suas ações corretivas. É fundamental que se crie um canal de comunicação entre os setores, para que, os processos sejam discutidos, dando a eles, poder para gerir novos conceitos de produtos e serviços, através de conhecimentos adquiridos para inovação e solução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (62.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com