TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

2.1        Objetivos especificos        

3        DESENVOLVIMENTO        

3.1        GESTÃO POR COMPETENCIAS E DO CONHECIMENTO        

3.2        EMPREENDEDORISMO        

3.3        Planejamento de carreira        

4        Considerações finais        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

No cenário atual as empresas buscam competitividade e diferenciação no mercado e o foco tem sido cada vez mais voltado nas pessoas e suas competências.

Gestão de competências é um conjunto de ferramentas que juntas formam um conjunto de apoio a gestão de pessoas, é um meio muito eficaz de desenvolvimento de talentos nas empresas.

A gestão por competências surge como uma alternativa para que a gestão de pessoas seja realizada de forma que o individuo contribua para o sucesso do negocio.

E a gestão por competências acontece como um processo contínuo, que inicialmente é formulada a estratégia da organização, em que são definidas a missão, visão de futuro e seus objetivos estratégicos e em seguida é feito o diagnóstico ou mapeamento das competências: organizacionais e humanas (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001 apud GUIMARÃES, 2008).

No atual mundo dos negócios muito se fala sobre a importância do conhecimento.

As empresas necessitam cada vez mais buscar e se adequar as mudanças que o mercado turbulento impõe e para isso precisam estar atentas as mudanças, se antecipar aos acontecimentos que possam ocorrer no futuro, as empresas precisam ser visionárias, enxergar as tendências. Um exemplo disso é as empresas que lançam produtos no mercado que provoquem uma revolução e que mude comportamentos de consumo dos consumidores. Salientamos também que outro fator extremamente importante, é poder do conhecimento das pessoas que trabalham na empresa, todo tipo de conhecimento que pertence as pessoas que trabalham na organização é imprescindível para criar algo novo com sucesso.

Em uma economia onde a única certeza é a incerteza, a fonte certa de vantagem competitiva e duradoura é o conhecimento. Quando os mercados transformam-se, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos se tornam obsoletos  quase do dia para a noite, as empresas bem sucedidas são as que criam consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam rapidamente em novas tecnologias e produtos. Essas atividades definem a empresa “criadora de conhecimento”, cujo negocio principal é a inovação constante. (NONAKA, 2008, p. 39, grifo do autor) 

Empreendedorismo significa empreender, resolver um problema ou situação complicada, um termo muito usado no meio empresarial, muitas vezes relacionado com a criação de empresas ou novos produtos. Empreender também é saber identificar oportunidades e a transformar em um negócio lucrativo.

Um empreendedor é o profissional que possui capacidade para detectar oportunidades e fazer delas um negocio lucrativo, assumindo riscos calculados, se antecipando aos fatos e tem visão de futuro. São características de um empreendedor: Disposição de assumir riscos, iniciativa e independência, persuasão e rede de contatos, liderança e comunicação, organização, conhecimento do ramo e identificador de oportunidades.

Fumagalli (2008) destaca que para Filion existe uma definição de empreendedor que reúne as várias abordagens sobre empreendedorismo:

O empreendedor é uma pessoa criativa, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos e que mantém um alto nível de consciência do ambiente em que vive usando-a para detectar oportunidades de negócio. Um empreendedor que continua a aprender a respeito de possíveis oportunidades de negócios e a tomar decisões moderadamente arriscadas que objetivam a inovação continuará a desempenhar um papel empreendedor (FILION, 1999, apud FUMAGALLI, 2008

Também nas empresas existem o intra-empreendedorismo ou Intrapreneurship, é o empreendedorismo dentro de uma empresa, que consiste em relacionar vantagens da estrutura e dos recursos que a empresa possui com características de independência e criatividade.

O intra-empreendedor possui as características citadas pelos pensadores do empreendedorismo como Joseph Alois Schumpeter, David Maclland, Peter Drucker e Louis Jacques Filion, entretanto não deseja de imediato sair da organização. Ele acredita na empresa na qual trabalha, desenvolve esforços para que ela cresça, mas necessita de espaço para desenvolver e por em prática suas próprias ideias.

Vivemos em uma era em que empreender torna-se uma necessidade, pois a cada dia existe uma disputa no mercado, mas é importante considerar que só talento pessoal não é suficiente para ser um empreendedor de sucesso, é necessário aliar análise, planejamento estratégico, capacidade de implementação e controle, bem como princípios básicos de administração.

Outro tema importante abordado neste semestre é o planejamento de carreira, mais uma função para os gestores de RH.

O principal objetivo de um planejamento de carreira é reter talentos presentes nas organizações. É importante que as lideranças estimulem discussões em relação a carreira com seus funcionários,  e na medida do possível ofereçam suporte para o desenvolvimento profissional e pessoal dos indivíduos. O plano de carreira é benéfico tanto para o colaborador quanto para a empresa, para o profissional esta pratica trás mais segurança, visto que percebe que a empresa tem interesse em sua carreira, isto motiva o colaborador a buscar aprimoramento. A empresa ganha maior fidelização do profissional com a empresa, maior comprometimento e melhora o clima organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (36 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com