TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA - PROAC

COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 E TECNOLOGIA

MANUAL DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

JOÃO PESSOA – PB

2016


1 INTRODUÇÃO

O Relatório de Estágio é um trabalho escrito que apresenta o relato das atividades desenvolvidas, as observações e as análises executadas durante a atividade de estágio supervisionado.

O relatório deve ser desenvolvido no Microsoft Word utilizando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e espaçamento de 0 pt entre parágrafos (antes e depois).

Para citações longas, com mais de três linhas, deve-se utilizar o tamanho de fonte 11. Já as notas de rodapé, legendas das figuras, gráficos, quadros e tabelas, deve-se usar o tamanho de fonte 10. Nestes casos, o espaçamento entre linhas é modificado de 1,5 para o simples.

Cada uma das referências no final do trabalho deve ser separada entre si por espaço duplo e utilizar letra tamanho 12, conforme NBR 14724:2011.

Os títulos principais (também chamados de seções primárias – ou seja, cada um dos títulos dos capítulos) devem começar em página ímpar, possuir um indicativo numérico separado do título por um caractere de espaço e serem grafados com letras: maiúsculas, negrito, separados do texto (que os antecede ou precede) por dois espaços de 1,5 (3,0 cm) e alinhados à esquerda.

Para alinhamento dos parágrafos e referências deve-se utilizar o alinhamento a esquerda (Não esqueça de utilizar o recurso justificado).

Os títulos de seção que não possuem um indicativo numérico (um número antecedendo seu título) devem ficar centralizados na folha. Por exemplo: Agradecimentos, Referências.

O trabalho deve ser impresso em papel branco, formato A4 (210 x 297mm) e os seguintes espaçamentos devem ser observados: Esquerda e Superior: 3,0 cm; e Direita e Inferior: 2,0 cm.

Para se iniciar um parágrafo, deve ser utilizado recurso TAB ou ser mantida a distância de 1,25 cm a partir da margem esquerda, exceto nas referências.

Após o título principal de cada parte do trabalho, o início do texto deve estar a 3,0 cm (dois espaços 1,5) e para que um novo parágrafo se inicie no final de uma página ele deve ser constituído de, pelo menos, duas linhas (caso contrário deverá ser iniciado na página seguinte).

Todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração só é iniciada a partir da introdução, em algarismos arábicos e colocada no canto superior direito da folha, ou seja, na Introdução deve aparecer um número como 9 ou 10, dependendo da quantidade de páginas de elementos pré-textuais que o relatório possuir.

Se o trabalho apresentar Apêndices ou Anexos, suas folhas devem ser numeradas de forma continuada dando segmento ao texto principal (as páginas que contêm figuras, tabelas, quadros que ocupam toda a face da página, também deve-se numerar).

2 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

A seguir são apresentados os elementos pré-textuais que compõem o relatório de estágio. Começam a partir da capa do Relatório e vão até a última seção antes do Capítulo 1. Os títulos de seções destes elementos não apresentam um indicativo numérico, portanto devem ser centralizados na página.

2.1 CAPA

A capa deve conter os elementos necessários para a identificação do trabalho: nome da instituição, nome do autor, título, subtítulo (se houver), local e ano.

2.2 FOLHA DE ROSTO

A folha de rosto deve conter os seguintes elementos essenciais à identificação do trabalho:

  • Nome completo do autor: (letras maiúsculas, em negrito e centralizadas a 3,0 cm da margem superior);
  • Título principal do trabalho: RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (em letras maiúsculas, negrito e centralizado);
  • Subtítulo: deve ser evidenciada a sua subordinação ao título, precedido de dois pontos (:). Deve estar em letras minúsculas e centralizado);
  • Natureza do trabalho acadêmico: Esses elementos devem estar abaixo do título do trabalho, ocupando apenas a metade direita da folha.

2.3 AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)

Página em que o autor indica o eventual apoio de pessoas ou instituições, recebido na elaboração do trabalho.

2.4 RESUMO

Relato das atividades desenvolvidas, principais resultados e conclusões. O resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Deve ser composto de uma sequência coerente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Aparece em página separada e deve preceder o texto.

Para a redação do resumo, deve-se observar os seguintes pontos:

  • Ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho;
  • Descrever os métodos e técnicas utilizados de forma concisa;
  • Ressaltar nos resultados o surgimento de fatos novos;
  • Descrever as conclusões em termos de: recomendações, aplicações, sugestões;
  • Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa;
  • Evitar o uso de parágrafos, frases negativas, símbolos, fórmulas, equações, diagramas, etc., que não sejam absolutamente necessários.

2.5 LISTA DE ILUSTRAÇÕES (OPCIONAL)

Relação sequencial dos títulos das ilustrações, gráficos, fotos e quadros, acompanhados dos respectivos números de página.

2.6 LISTA DE TABELAS (OPCIONAL)

Relação sequencial dos títulos das tabelas acompanhadas dos respectivos números de página. Atente para a diferença entre Quadros e Tabelas nos itens 5.8 e 5.9 da NBR 14724:2011.

2.7 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS (OPCIONAL)

Relação alfabética das abreviaturas, siglas e símbolos utilizados no texto, seguidos das palavras ou expressões correspondentes, grafadas por extenso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (206.7 Kb)   docx (762.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com