TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental II PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO SO SEBRAE

Por:   •  18/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.530 Palavras (11 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Departamento Ambiental

Graduação Tecnológica em Saneamento Ambiental

Gestão Ambiental II

PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO SO SEBRAE

Aluno (a): Alana Jéssica de Oliveira

Professor (a): Phylippe Santos

Limoeiro do Norte – CE

PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UM ESCRITÓRIO DO SEBRAE

ABSTRACT - Este projeto tem como finalidade simular a implantação do Sistema de Gestão Ambiental em um escritório regional do SEBRAE, situado em Limoeiro do Norte, à rua Cel. Antônio Joaquim, 1535. Esta empresa atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Nesse estudo será aplicado na empresa os fundamentos da ISO série 14000, mais especificamente a ISO 14001, Especificação do Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA). Este trabalho abordará superficialmente cada passo da implantação do Sistema de Gestão Ambiental, requerendo o envolvimento de toda a organização e demandando um tempo relativamente grande, no caso da real implantação do programa e da pretensão de buscar a certificação pela ISO 14001.

INTRODUÇÃO

Este projeto seguirá os seguintes passos para a implantação do SGA, sendo: 1- Diretrizes Gerais; 2 - Política Ambiental, 3 - Planejamento Ambiental, 3.1 - Aspectos Ambientais, 3.2 - Requisitos Legais e Outros, 3.3 - Objetivos e metas, 3.4 - Programa de Gerenciamento Ambiental, 4 - Implementação e Operação, 4.1 - Estrutura e Responsabilidade, 4.2 - Treinamento, Conscientização e Competência, 4.3 - Comunicação, 4.4 -) Documentação do Sistema de Gestão Ambiental, 4.5 - Controle de Documentos, 4.6 - Preparação e resposta para situações de emergências, 5 - Verificação e Ação Corretiva, 5.1 - Monitorização e Medição, 5.2 - Não Conformidade e Ação Preventiva e Corretiva, 5.3 - Registros, 5.4 - Auditoria do Sistema de Gestão Ambiental, 6 - Análise Gerencial.

1. DIRETRIZES GERAIS

Durante os trabalhos de implantação do Programa de Qualidade e dos estudos para o Planejamento Estratégico da empresa, verificou-se que o comprometimento da mesma com a questão ambiental é íntima. No momento da exposição dessa problemática pelos delegados do Programa de Qualidade à Alta Direção, esta sensibilizou-se da importância de assumir, a sua parcela de responsabilidade, na condução da implantação do SGA. Este projeto, alcançará um duplo objetivo, pois irá tratar as questões relativas aos processos internos e externos para viabilizar o seu trabalho, e deverá agir e influenciar àqueles que fazem uso de seus serviços. A empresa tem anos de atuação e sabe que deverá refletir sobre vários aspectos durante a implantação desse SGA, entre eles ressaltam-se: aspectos sociais, culturais e econômicos, resíduos sólidos, energia, poluição do ar, saúde, dentre outros.

2. POLÍTICA AMBIENTAL

Foram mapeados, para a elaboração, todos os processos internos e externos para identificar as práticas existente e pontos e serem melhorados. Objetivando portanto, estabelecer referências capazes de nortear processos e decisões.

2.1 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES

Dimensão econômica

Princípio 1 – Incorporar a sustentabilidade no planejamento estratégico do SEBRAE em Limoeiro do Norte;

Princípio 2 – Desenvolvimento e disponibilização de produtos e serviços dentro dos princípios de sustentabilidade;

Princípio 3 – Atender a legislação, normas e acordos: políticas públicas, nacionais e internacionais e normativas ambientais;

Princípio 4 – Aquisição de produtos e serviços que incorporem os princípios da sustentabilidade e eco eficiência e relacionamento com fornecedores comprometidos com as leis trabalhistas e ambientais;

Princípio 5 – Relacionamento com o cliente elucidando o tema sustentabilidade como um instrumento de competitividade e inovação.

Dimensão ambiental

Princípio 6 – Gestão de processos: ampliar o atendimento aos indicadores ambientais com base na ISO 14000; configurar os equipamentos de informática para entrarem em stand-by em estágio rápido; garantir a frequência da manutenção e limpeza dos filtros dos equipamentos de ar-condicionado e processadores de água como garantia da qualidade de água e ar; substituição da iluminação por lâmpadas de LED; destinação correta de resíduos com o uso de lixeiras ecológicas; comunicação com redução do uso de materiais;  estender às atividades do SEBRAE em Limoeiro do Norte e região a compensação de CO2 dos impactos que não foram possíveis de serem evitados, a exemplo do que é feito nos eventos da Instituição; planejar e monitorar a rota dos veículos e adoção de filtros de escapamento.

Dimensão social

Princípio 7 – Relacionamento com os colaboradores: disseminar a política ambiental do SEBRAE em Limoeiro do Norte; ressaltar o comprometimento na elaboração e formatação de conteúdos em sustentabilidade para os cursos, oficinas, missões técnicas, palestras, consultorias, mediante as capacitações recebidas; ampliar práticas internas de promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Dimensão cultural

Princípio 8 – Relacionamento com a sociedade e cultura local: valorizar e promover a cultura local e regional; disseminar gratuitamente conhecimentos e informações sobre sustentabilidade para sociedade local e regional em eventos promovidos; garantir o respeito às normas de saúde, segurança e a prevenção de acidentes; assegurar que as instalações físicas atendam aos princípios de acessibilidade.

2.2 RESPONSABILIDADES

É responsabilidade dos dirigentes, colaboradores e fornecedores a aplicação das diretrizes e comunica-la para envolver os parceiros e clientes.

3. PLANEJAMENTO

3.1 ASPECTOS AMBIENTAIS

Aspectos Ambientais - Environmental Aspects é definido pela ISO 14001 como sendo: "Elementos das atividades organizacionais, produtos e serviços que podem interagir com o ambiente ". Para identificar esses elementos deve-se conhecer o conjunto de atividades que são realizadas pelo escritório. Após a realização do balanço para o processamento entre entradas e saídas são analisadas as consequências ao meio ambiente, isto é, identificando os impactos ambientais. A ISO 14001 define assim Impacto Ambiental - "Qualquer mudança no meio ambiente, seja contrária ou favorável, de forma total ou parcial, resultante das atividade de uma organização, seus produtos ou serviços".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com