TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estrategica

Artigos Científicos: Gestão Estrategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

1- QUAIS SÃO OS FATORES QUE AFETAM O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES:

R: Os fatores de mercado, culturais, sociais, pessoais e psicológicos, que influenciam o comportamento do consumidor, nos proporcionam uma gama de conhecimentos extraordinária para entender o comportamento do consumidor, que tornou-se parte importante do planejamento estratégico de marketing, uma vez que todas as ações táticas previstas, visam atender as necessidades e desejos dos consumidores.

2- O QUE SÃO FATORES CULTURAIS, SUBCULTURA E CLASSE SOCIAL

R: Os fatores culturais envolvem a cultura, a subcultura e a classe social do consumidor que define o perfil de produtos que serão consumidos. A cultura inclui os objetivos materiais da sociedade, as ideias e valores, as instituições, a maneira como nos vestimos, pensamos. A subcultura é a subdivisão de uma cultura nacional, que é baseada em uma característica específica. Pode ser idade ou etnia, por exemplo. A classe social é uma divisão baseada em status, riqueza, posses, valores, estilos de vida que influenciam principalmente no tipo e na forma de consumo.

FATOR CULTURAL o convívio cultural é visto como a personalidade de uma sociedade evidenciando e assimilando aprendizados, valores percepções e preferências de uma organização ou sociedade, Os valores culturais são intensos, portanto, através de uma compreensão cultural podemos melhorar a eficácia das vendas e a ascensão de produtos ao mercado.

FATOR SOCIAL: Determinados fatores como os grupos de referência, família, amigos, papéis sociais e status exercem alto grau de influência sobre as pessoas.

Do ponto de vista de marketing os grupos de referência servem como marco para atitudes ou comportamentos específicos para indivíduos nas suas compras ou decisões de compra, permitindo que pessoas ou grupos sirvam como ponto de comparação

FATOR PESSOAL: As necessidades dos consumidores e a capacidade de satisfazer essas necessidades mudam de acordo com as influências, Cada consumidor reage de forma distinta sob estímulos idênticos.

FATOR PSICOLÓGICO: O entendimento do comportamento humano se faz através do diagnóstico de suas necessidades, visto que todo o processo de tomada de decisão baseia-se na percepção das necessidades satisfeitas.

MOTIVAÇÃO: A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Dessa forma. Existem pessoas que pregam a auto-motivação, mas tal termo é erroneamente empregado, já que a motivação é uma força intrínseca, ou seja, interior. Tomando a motivação para o ambito da influencia no ato da compra, vê-se que, para que o processo de compra aconteça com melhor precisão é preciso que o consumidor esteja motivado a comprar ou que a compra lhe traga essa motivação.

3- toda cultura abriga subcultura, grupos de pessoas que compartilham os mesmos sistemas de valor com base em situações e experiencia de vida em comum. Entre as subculturas estão.

Toda cultura abriga subculturas, ou seja, grupos de pessoas que compartilham os mesmos sistemas de valor com base em situações e experiências de vida em comum. Entre as subculturas estão a nacionalidade, a religião, o grupo racial e aregião geográfica. Segundo Giglio (1996), muitas subculturas constituem importantes segmentos de mercado e, freqüentemente, os profissionais de marketing desenvolvem produtos e programas ajustados a suas necessidades.

4- o comportamento do consumidor são influenciados por fatores sociais, quais são esses fatores e defina cada um deles:

São vários os fatores internos e externos que influenciam o processo de tomada

de decisão de compra dos consumidores , INSIDEM no processo de compra do consumidor em influências sociais e influências situacionais.

FATORES CULTURAIS: CULTURA, SUBCULTURA, CLASSE SOCIAL

FATORES SOCIAIS: GRUPOS DE REFERENCIAS, FAMILIA, PAPEIS E POSIÇÃO SOCIAL.

FATORES PESSOAIS: IDADEDE E ESTAGIO DO CICLCO DE VIDA, OCUPAÇÃO, CONDIÇÕES ECONOMICAS, ESTILO DE VIDA E PERSONALIDADE.

FATORES PSICOLOGICOS: MOTIVAÇÃO, PERCEPÇÃO, APREDIZAGEM, CRENÇAS E ATITUDES. = COMPRADOR.

5- quais são as caracteristicas pessoais que influenciam nas decisões do comprador.

Este processo obedece a um modelo integrado de Boone e Kurtz (1998) que por sua vez, está distribuído em passos, que são:o reconhecimento de um problema/oportunidade; a busca da Informação; a avaliação das alternativas; a decisão de compra; o ato de compra e a avaliação pós-compra.

R: São cinco os papéis assumidos pelas pessoas em uma decisão de compra:

INICIADOR: pessoa que sugere primeiro a idéia de comprar

INFLUENCIADOR: pessoa cujos pontos de vista ou sugestões influenciam a decisão

DECISOR: Pessoa que decide sobre qualquer componente: deve-se comprar, o que, como e onde

COMPRADOR: Pessoa que faz a compra.

USUÁRIO: pessoa que consome ou usa o produto

6 quais são os quatros importantes fatores psicologicos na escolha de compra de uma pessoa. Defina cada uma delas.

7.0 Os consumidores diferem da maneira de comprar determinado produto. Como investigar o processo de compra? Perguntando ao consumidor:

> quando tomou conhecimento da marca e da categoria do produto pela primeira vez

> quais suas crenças de marca

> como está envolvido com o produto

> como faz suas escolhas de marcas

> qual seu nível de satisfação pós-compra

9. é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.

10- quais são as principais variaveis de segmentação

R: Segmentar o mercado é o resultado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com