TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Pedagógica na Educação Infantil: a relação da escola com as famílias de alunos ingressantes

Por:   •  10/10/2019  •  Seminário  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 12

Práticas de coordenação pedagógica:

A relação da gestão com as famílias de alunos ingressantes na Educação Infantil

Pedagogical coordination practices: the relation of the management with the families of students entering the Early Childhood Education

Rafaela Fernanda Esteves

Universidade de Araraquara – UNIARA

Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação

rafaelapedagoga1@gmail.com

[pic 2]

Palavras-Chave: Educação Infantil; Relação gestão e família; Ingresso de alunos; Gestão educacional.

        INTRODUÇÃO

        Uma boa relação da escola com a família dos alunos é fundamental para o desenvolvimento físico e emocional das crianças, em especial, no início da escolarização na Educação Infantil. O estabelecimento do vínculo positivo e do diálogo entre as duas instituições – escola e família – depende, em grande parte da liderança pedagógica desenvolvida pelos gestores escolares.

Neste trabalho parte-se do estudo a respeito dos cuidados que a gestão escolar deve ter no acolhimento às crianças, cuidados esses que se desdobram no processo de formação continuada da equipe escolar e no envolvimento das famílias no trabalho pedagógico desenvolvido pela escola, para se chegar à relevância de uma gestão democrática que estimule a participação dos sujeitos que compõem o cenário da instituição, ou seja, crianças, profissionais e família. (ALMEIDA; PLACCO, 2010) Ressalta-se, portanto, a importância da escola na construção e na vivência de valores relativos democráticos.

Assim, considerando-se que:

  • As normas estabelecidas pela Lei nº 12.796/2013, que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), torna obrigatória a oferta gratuita de educação básica a partir dos 4 anos de idade;
  • A prática do coordenador pedagógico e, na falta deste, do diretor da escola, está permeada de contato constante com os profissionais da escola e com as famílias dos alunos;
  • Cada instituição escolar possui um sistema próprio de atendimento às famílias e procedimentos peculiares de matrícula;
  • Diferenças são percebidas entre a escola pública e a escola privada na seleção dos alunos para ingresso na educação infantil.

Destaca-se a importância da organização do processo de chegada das crianças à educação infantil e seus desdobramentos no trabalho exercido pela equipe gestora quanto à proposição de práticas pedagógicas desenvolvidas pela equipe escolar, à função de mediar a relação entre a escola e a família e à sondagem e adaptação dos alunos ao novo ambiente.

JUSTIFICATIVA

A prática do gestor no cotidiano escolar seja ele coordenador pedagógico e/ou diretor está permeada de contato constante com os profissionais da escola e com as famílias dos alunos. Nos contatos que são vivenciados entre pais e professores, a relação estabelecida é (ou deveria ser) um dos pilares que sustentam a educação escolar.  

Sendo educadora escolar escolhi pesquisar este tema, pois na prática escolar diária, tenho a oportunidade de acompanhar os encontros e desencontros da relação entre escola e família. Tal relação varia muito, pois está permeada por vários fatores como estrutura e tradição de escolarização das famílias, classe social, ocupação dos pais e o projeto pedagógico da escola.

Considerando que a partir do reconhecimento mútuo, ou seja, o conhecimento da equipe escolar a respeito das famílias e o conhecimento das famílias sobre o cotidiano escolar podem contribuir diretamente ao desenvolvimento escolar das crianças, é importante que se conheça como tem se articulado esta relação, porque somente a partir do conhecimento e tomada de consciência de seus aspectos, é possível repensá-la e transformá-la, tomando por objeto de estudo as políticas de matrícula, uma vez que incidem sobre os processos de distribuição dos alunos nas escolas.

Este trabalho se justifica em função da observação de que os critérios de seleção dos alunos nem sempre são explícitos para os pais que procuram a escola e que o gestor é o mais envolvido nesse processo. Além de que, no levantamento bibliográfico não foi encontrado trabalho que trata especificamente deste tema.

A análise das práticas do coordenador pedagógico (e na sua ausência, as do diretor da escola) na relação com as famílias, de como esses procedimentos contribuem ou não para o acolhimento da criança ingressante na educação infantil, assim como da dimensão e dos impactos de sua atuação, se mostra relevante, no sentido de oferecer uma contribuição científica por meio de um estudo com ênfase na particularidade aqui apresentada.

O estudo dessa questão pretende verificar se estes procedimentos de avaliação trazem consigo uma exclusão e se poderiam ser aplicados em todas as instituições, sendo elas públicas ou privadas.

        OBJETIVO

Investigar as práticas do coordenador pedagógico e/ou diretor de escola na relação com as famílias de crianças que ingressam na educação infantil e como ele interfere na seleção das crianças, na aceitação da matrícula e no acolhimento aos alunos.

Objetivos específicos

  1. Analisar a articulação da escola com as famílias durante o processo de matrícula das crianças na educação infantil;
  2. Estudar se e como a escola se organiza para receber as famílias e realizar entrevistas e sondagens;
  3. Investigar as ações da equipe gestora da escola quanto aos novos alunos, às suas famílias e a seu próprio papel na integração dos alunos ao novo ambiente escolar;
  4. Investigar se fatores relacionados aos processos de entrevista e sondagem com os alunos provocam desigualdades no trato ou segregação escolar.

        PANORAMA ATUAL

A pesquisa, de tipo qualitativo, encontra-se em desenvolvimento. O instrumento utilizado é a entrevista semiestruturada, uma das técnicas de trabalho mais usadas nas ciências sociais e humanas em pesquisas desse tipo. O roteiro da entrevista foi o seguinte:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (229.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com