TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA, COM FOCO NAS CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS.

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.576 Palavras (7 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

pedagogia

 APARECIDA SANTANA gomes

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar 2

PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA, COM FOCO NAS CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS.

Piracanjuba/Go

2016

[pic 4][pic 5][pic 6]

 APARECIDA SANTANA gomes

PRODUÇÃO TEXTUAL interdisciplinar 2

PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA ESCOLA, COM FOCO NAS CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS.

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasde: Organização e Didatica na Educação Infantil; Arte Educação e Música; Ludicidade e Educação; Prática Pedagogica Interdisciplinar: Infancia e suas Linguagens; Seminário Interdisciplinar IV.

Profs.: Tatiane Jardim, Bruna Donato, Patricia Proscencio, Fabiana Lopes, Lucy Mara Conceição.

Piracanjuba/Go

2016

SUMÁRIO

1 . INTRODUÇÃO............................................................................................. 4

2 . DESENVOLVIMENTO................................................................................ 5

3 . CONCLUSÃO............................................................................................... 8

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................ 9

1 . INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos falar sobre: o protagonismo infantil e a participação infantil na escola, com foco nas crianças de 3 a 5 anos de idade.

Iremos descrever o que esse protagonismo e a participação dentro da escola. Qual o seu papel para que a criança possa se desenvolver.

O conceito de protagonismo infantil envolve uma concepção distinta da infância e de sua participação como atores sociais. Reconhecer as crianças como atores sociais, tanto em suas próprias vidas como a escala social, exige que os reconheçamos como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, participantes de seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social. Considerar a participação principal de crianças e adolescentes, não só implica em que possam expressar livremente opiniões, pensamentos, sentimentos e necessidades.

A escola é base da educação formal e nossa sociedade tem passado por significativas mudanças sociais, econômicas e sustentáveis é necessário que os professores criem novas estratégias de aprendizagem, focadas no empreendedorismo e no protagonismo, que ajudem a fazer com que os alunos debatam, criem possibilidades, pensem em soluções, tenham objetivos, trabalhem em grupo, sejam conscientes para que possam saber como resolver e tomar decisões. E nessa idade que eles começam a desenvolver seus pensamentos, ações e atitudes, e de suma importância a interação deles no contexto escolar.

Significa serem envolvidos democraticamente por suas famílias, escola, governos locais, mídia, organismos governamentais e não governamentais. Descreveremos mais detalhadamente ao longo do trabalho.

2 . DESENVOLVIMENTO

A palavra protagonismo tem origem grega: protagnistés e significa “ator”, aquele que ocupa o primeiro lugar num acontecimento. O conceito de protagonismo infantil envolve uma concepção distinta da infância e de sua participação como atores sociais. Reconhecer as crianças como atores sociais, tanto em suas próprias vidas como a escala social, exige que os reconheçamos como pessoas com direitos, indivíduos com critérios, capacidades e valores próprios, participantes de seu próprio processo de crescimento e desenvolvimento pessoal e social.

Considerar a participação principal de crianças e adolescentes, não só implica em que possam expressar livremente opiniões, pensamentos, sentimentos e necessidades. Além disso, estes pontos de vista expressados devem ser levados em conta e influir nas decisões; significa serem envolvidos democraticamente por suas famílias, escola, governos locais, mídia, organismos governamentais e não governamentais. O conceito de protagonismo marca distâncias com posições nas quais a participação protagonista é entendida somente como uma presença decorativa ou individual das crianças e dos adolescentes.

O discurso sobre o protagonismo infantil tem início na América Latina, alimentando-se das fontes do protagonismo popular, que agrupa diversos coletivos, que lutam por uma melhoria em suas condições de vida. Alejandro Cussiánovich, que tem refletido e acompanhando experiências de participação protagonista infantil, considera que dignidade, iniciativa, poder, excelência, reconhecimento e aceitação são conceitos associados ao exercício do protagonismo de crianças. Protagonismo significa também assumir responsabilidades, contribuir e construir conjuntamente, em tal sentido o considera como ponto de união, de encontro, não compatível com nenhuma forma de separação ou dispersão. Implica interação e inter-relação com o seu ambiente, com os outros.

Na perspectiva pedagógica de Malaguzzi (1999) tem-se o respeito às necessidades da criança e a valorização das suas potencialidades, através de uma prática que respeita o direito das crianças de interagirem e comunicarem-se nesses espaços sociais.        

A revisão bibliográfica feita por autores que estudam o protagonismo nas práticas sociais e a sua significação nessas práticas, como Ferretti; Zibas; Tartuce (2004) denota que há diferentes interpretações para o termo ‘protagonismo’, pois aparece associado à participação, identidade, autonomia e cidadania, entre outros. Em alguns casos o emprego do termo protagonismo aparece distinto de participação, em outros aparecem como sinônimos. Constatam também que o emprego do vocábulo participação é mais frequente, trata-se de um termo de uso corrente na língua portuguesa. A explicação do que significa participação está associada ao significado de protagonizar, e é comum ser utilizado em contexto de ações sociais que visem envolver crianças em processos decisórios para transformações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2.8 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com