TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

POLO SANTO ANDRÉ - FSA

CURSO SUPERIOR DE TECNOL. EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL - 3º SEMESTRE

Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

Plano de Melhorias voltado a ações de Recursos Humanos na SUPERSOFT

Fernanda Camilo das Neves Coelho RA 99904003920

Flávia Gomes Scarassati RA 8763155331

Hendira Vendrame de Queiroz RA 8380853960

Jaqueline Suemi Hirata Nagahashi RA 8977191391

Thais da Silva Lima RA 9904008743

Orientador: Prof. Esp.Sátiro Souza

SANTO ANDRE / SP

01/04/2015

I. Considerações Iniciais

A SUPERSOFT LTDA é uma empresa familiar, situada em São Paulo capital, direcionada ao segmento de informática, onde desenvolve aplicativos para controle de estoque de pequenos supermercados.

Porém a empresa vem passando por problemas, sendo eles: queda de faturamento mensal, perda de clientes, custos com admissão e demissão e desmotivação dos colaboradores. A SUPERSOFT não considerou os pedidos dos funcionários, ocorrendo assim um alto índice de absenteísmo e muita insatisfação.

A empresa, tem sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. A interação entre os funcionários é mínima. A empresa não oferece um ambiente físico adequado a alguns de seus colaboradores, políticas salariais e de recompensas não são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores.

A contratação de um consultor em RH tornou-se essencial para a correção desses problemas e resolver o clima organizacional da empresa. A proximidade empregador e empregado ajuda a identificar e corrigir as insatisfações nela existentes, onde a transparência da gestão podem sanar dúvidas sobre o seu papel dentro da organização ocorrendo assim menor resistência às mudanças.

Um bom consultor de RH além de fortalecer a relação patrão-empregado agirá como ponte entre eles visando melhoria e progresso da empresa, uma vez que a empresa sozinha não sobrevive.

II. Diagnósticos

Diante de análises o consultor detectou os seguintes problemas:

• Questão Salarial: a falta de clareza nos demonstrativos de pagamento gera muitas dúvidas e algumas insatisfações por parte dos colaboradores.

• Clima Organizacional: o Clima Organizacional da SUPERSOFT é ruim. Os funcionários não interagem entre si e há dificuldade para o trabalho em equipe, onde obteria um resultado positivo e prosperidade a empresa.

• Infraestrutura da Empresa: a SUPERSOFT possui uma copa que não é utilizada pelos colaboradores por não ter uma estrutura adequada para o uso. Além da falta de equipamentos adequados para alguns funcionários.

• Políticas de Remuneração: não existe política de remuneração para os funcionários, gerando alto índice de insatisfação e absenteísmo.

Através do dossiê, o consultor percebeu que a insatisfação dos colaboradores era generalizada. Não havia suporte na gestão de pessoas, um feedback onde colaboradores pudessem expor seu descontentamento para a direção da empresa. Percebe-se que não havia uma linha de reconhecimento pelo trabalho de cada um, o que gerou desmotivação e estagnação por parte dos colaboradores. Eles não viam motivos dentro da organização para desenvolver melhor seu trabalho. Simplesmente estavam trabalhando para cumprir horário.

Devido a esse descontentamento houve uma rotatividade no quadro de funcionários no setor da limpeza. Com a análise do dossiê da empresa o gestor identificou os gastos que tiveram em contratação e demissão de faxineiras. Nessa análise ele viu que algo estava errado, tentou encontrar o porquê dessa rotatividade. Constatou que por ser um trabalho mais simples as pessoas que eram contratadas não eram tratadas como os demais colaboradores. Eram vistas como meras funcionárias sem valor, muitas vezes por não terem um grau de instrução melhor. As contratadas não chegavam nem a um ano de empresa. Logo que iniciou seu trabalho de consultoria a atual faxineira solicitou seu pedido de desligamento.

O clima organizacional com falta de comunicação e interação, resultou no conflito entre Agenor e Leonora. O maior motivo desse conflito foi a queda de faturamento. Como eles não se interagiam, não se comunicavam devido a diferença de linha de pensamento acabou refletindo nos colaboradores. Entre eles havia discordância de opiniões. Dentre os colaboradores, a secretária que mantinha contato direto com ambos (Apêndice II), já estava ficando saturada pois não podia contar com o diretor que era arrogante e não sabia ouvir pacientemente os problemas que chegavam até ela para uma solução.  A diretora por sua vez era o oposto sabia ouví-la entretanto, devido as pressões do dia a dia não conseguia dar suporte como uma gestora de departamento pessoal. Por mais que ela tivesse uma formação em administração, não tinha experiência em administrar pessoas. Agenor por estar voltado ao departamento de produção e vendas só se interessava pelo faturamento. Como Karine era proativa cobrava idéias inovadoras para aumentar o faturamento. O gestor detectou nesse item o descontentamento de Karine com relação a diferença de salário. Agenor cobrava dela atividades que como diretor comercial deveria criar, até porque ele quem mantinha contato direto com o desenvolvedor dos sistemas e com o vendedor.

III. Planos de Ação

A implantação de uma adequação salarial dentro da empresa implicou no processo de revisar o salário de seus funcionários. Eles encontravam-se completamente fora do piso salarial, não estavam compatíveis aos cargos oferecidos pela empresa. A partir da análise o gestor conseguiu ajustar a remuneração não aumentando os salários, mas criando outros meios de recompensa. Segundo CHIAVENATO (2010) recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais, e benefícios. Seguindo esse pensamento uma sugestão de remuneração para a SUPERSOFT é uma carta de reconhecimento e agradecimento dos sócios para os funcionários desenvolvendo o sentimento de orgulho e reconhecimento profissional dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com