TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão por Competência e do Conhecimento

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.238 Palavras (9 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3,4,5

2 OBJETIVO 5

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 Gestão por Competência e do Conhecimento.......................................................6

3. 2 Empreendedorismo.............................................................................................. 7

3.3..Planejamento de Carreira ..................................................................................7,8

4 CONCLUSÃO 9

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Gestão por competência: consiste em observar, desenvolver e prover pessoas capacitadas para a realização de atividades. Deve detectar as competências que são importantes para a realização das atividades de uma função/cargo, isto é, as competências que um funcionário deve possuir para exercer bem uma determinada função.

Competências é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) expressos por uma pessoa. São um conjunto de capacidade/aptidão técnica e comportamental que um individuo possui, portanto para gerir as competências das pessoas, é necessário observá-las por meio de comportamentos, avalia-las dentro de padrões mensuráveis e desenvolvê-las por meio de um processo de treinamento e aprendizagem.

A Gestão por competências permite que as organizações planejem seu futuro, alinhando os objetivos e estratégias do negócio com as competências essências para o desenvolvimento mais rápido das competências dos colaboradores, e o aumento da satisfação dos clientes.

Para que a Gestão por Competências promova transformações permanentes no ambiente corporativo, ela deve esta baseada num ciclo contínuo de desenvolvimento, isto é, os individuas devem esta em constante treinamento nas competências essências para o crescimento e avanço da organização.

Gestão do conhecimento: trata se do gerenciamento do conhecimento que existe na organização, aquele conhecimento que pertence as pessoas da organização, para que elas trabalhem de maneira adequada para, por exemplo, produzir a lançar cada vez mais inovações e obter sucesso nos mercados onde atuam.

Não poderíamos dizer que um novo produto de sucesso seria o resultado da concretização do trabalho de todos os conhecimentos, a essência da inovação e recriar o mundo de acordo com uma visão ou um ideal determinado. Criar novos conhecimentos significa, bem literalmente, recriar a empresa e todos nela em um processo de autorrenovação pessoal e organizacional sem interrupções.

Na empresa criadora de conhecimento, inventar o novo conhecimento não é uma atividade especializada, domínios dos departamentos de P&D, marketing ou planejamento estratégico. E uma forma de comportamento, na verdade, uma forma de ser, na qual todos são trabalhadores do conhecimento isto é empreendedores.

Empreendedorismo: vem se difundido cada vez mais nos últimos anos e, especialmente no Brasil, tornou se conhecido principalmente a partir da década de 1999. Entre as principais razões para a popularidade desse termo, pode-se destacar a preocupação com a criação de pequenas empresas que tenham capacidade da minimização das crescentes taxas de mortalidade desses empreendimentos.

Empreendedorismo e o fator determinante para a obtenção de sucesso. Ser capaz de detectar oportunidades, avaliar riscos, escolher colaboradores capacitados e delinear planos de ação efetivos são algumas habilidades fundamentais ao empreendedor, mas a característica básica desse profissional é o espirito criativo e pesquisador, por meio da qual se mantem em constante busca por novos caminhos e soluções, sempre amparado na identificação das reais necessidades das pessoas e da empresa como um todo.

No processo de empreendedor também e necessário o comprometimento, pois este é muito similar à criação de uma empresa por englobar a criação de algo novo. Assim, é preciso responsabilizar-se com o crescimento da empresa por meio da dedicação de tempo e esforços necessários e, devido aos riscos assumidos, animo e ousadia para enfrentar os pontos fracos ou possíveis falhas que surgirem.

A Criação de um negócio em mercados já existentes não significa que o idealizador deixou de empreender, pois ele teve que criar um diferencial para se sobressair aos concorrentes e atrair o seu público-alvo, de modo que pode obter o sucesso almejado.

Planejamento de carreira: Consiste numa estrutura organizacional onde possibilitada os colaboradores evoluírem em novos cargos e posições dentro da empresa. O principal objetivo de um plano de carreira e reter talentos presentes nas corporações. Isso possibilita programar o tempo necessário para alcançar objetivos e avaliar os conhecimentos para realização de projetos. Ainda ajuda o profissional a ter controle sobre sua vida evitando perda de tempo, conhecimento e energias que não apresentarão os resultados esperados.

Os benefícios que a empresa ganha auxiliando seu colaborador são inúmeros, por isso, e importante que ela tenha um estrutura para acompanhar, motivar e orientar o plano de carreira de seus funcionários. Em contrapartida, aqueles que possuem o planejamento de tornam mais focados em seus objetivos, agem mais rápido, são mais dedicados, buscam maior conhecimento e trabalham melhor em equipe.

O planejamento de carreira e papel do gestor de rh também, e ele deve ouvir os colaboradores da empresa prezando sempre a sinergia entre a intenção da empresa e do empregado. Dessa maneira o gestor garante funcionários mais motivados, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento profissional e principalmente para o organizacional.

2. OBJETIVO.

Como objetivo geral, este trabalho esta direcionado ao estudo a ao aprofundamento do conhecimento teórico ligado as disciplinas lecionadas neste semestre analise do estudo de caso da Empresa Especialidade e Químicos LTDA, onde o seu processo compete de gestão, empreendedorismo e a politica de carreira dos seus colaboradores. Além dos principais motivos específicos como: detectar o tipo de gestão e a competência adotada para o desenvolvimento e o sucesso da organização como qualidade e produtividade, a forma e a maneira de empreender através das expressões, persistência, força de vontade, criatividade e conhecimentos, diante de improvisos e baixos investimentos, mas com resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com