TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 2

Pilares e suas importâncias na organização

Atualmente para que haja desenvolvimento nas organizações faz se necessário que seja adotado as práticas da boa governança, para que estas praticas sejam desenvolvidas foram criados quartos pilares fundamental para uma empresa alcançar o sucesso da Governança Corporativa, que são elas: Transparência; Prestação de contas; Equidade; Responsabilidade.

A Transparência envolve agir de forma clara em seus objetivos e demonstrar verdadeiros

interesses da empresa ao seus colaboradores.

A Prestação de Contas interliga os colaboradores com a gestão, onde cabe a ambos

demonstrarem e comprovarem as ações, lucros, prejuízos da organização e é demonstrada

por meio de reuniões e assembleias, assim sendo caracterizadas a prestação de contas.

A Equidade remete a questão do reconhecimento de cada colaborador / acionista dando a ambos o mesmo tratamento e valor.

A Responsabilidade, envolve a questão do agir corretamente por meio das leis, onde é necessário ter total conhecimento e também dos aspectos sociais e ambientais, agindo com responsabilidade e foco.

Podemos citar como exemplo de má governança o Banco Panamericano e o Grupo Enron.

Para uma compreensão maior podemos dizer que todos os pilares da boa prática de Governança Corporativa foram desrespeitados pelos administradores do grupo Panamericano, uma vez que um dos pilares não é aplicado da forma correta na empresa, geraram informações desencontrada sobre a situação da empresa, assim a mesma se reportava aos shareholders e stakeholder sem a devida clareza dos gastos e lucros obtidos, estes pilares aplicados de forma incorreta ocasionou as fraudes operacionais, levando a empresa a ruínas. Quanto mais se demora para descobrir os desvios, mais difícil é para salvar- lá, dificultando o seu retorno ao mercado com equilíbrio. As pessoas que aplicam destes golpes na organizações, tem como objetivos o seu enriquecimento próprio, esquecendo a ética moral e honestidade com os demais interassados.

Ambas as partes demonstraram semelhanças nas falhas que levaram o grupo a falência. Tiveram suas fraudes expostas a mídia devido a grande omissão de irregularidade. Tanto o Banco Panamericano como o grupo Enron não agiram de acordo com os quatro pilares citado acima, os desrespeitando literalmente. Os gestores responsáveis por cada setor realizaram fraudes, não prestaram contas, não agiram com equidade e responsabilidade.

Com tudo conclui-se que é extremamente necessário e importante a governança corporativa. Onde quando um pilar é desrespeitado todos os outros também são prejudicados.

Sem uma boa gestão, bons relacionamentos, ou bons ambientes/departamentos, a organização não cresce, ao contrário regride, e vão a falência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com