TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes em "Cidade de Deus"

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

“Onde está o Hobbes?” - Atividade

O longa “Cidade de Deus” traz, em sua trama, a história de Buscapé, um menino nascido e criado na comunidade que deseja, desde pequeno, ser fotógrafo. Porém, paralelamente a sua trajetória, o filme aborda o cotidiano diário de uma grande parcela da população carioca, e todas as dificuldades enfrentadas na vida, dos que ali residem, para crescer fora da realidade marginal que se faz presente desde a infância na Cidade de Deus.

O pano de fundo criado na vida de Buscapé traz, em sua essência, a falta de oportunidades daqueles que nascem dentro de uma comunidade, que cresce de acordo com seu envolvimento no sanguinário e violento mundo marginal, e que decorre sobre seus integrantes com tamanha influência, que vêm ali, chance de poder ascender economicamente e de forma rápida, sem necessidade de estudos didáticos para assumir o cargo. Porém o preço dessa rápida ascensão se faz pago na medida em que as disputas territoriais, pelas “bocas de fumo”, criam conflitos quase que diários entre as gangues ali presentes, sendo evidenciada a fala de Hobbes que a vida é uma “guerra de todos contra todos”. Essas guerras, como apresentadas no filme, mostram também a lógica Hobbesiana de ataque preventivo, a qual, antes de se deixar ser atacado, um grupo vai atrás do ataque ao outro para se garantir como vitorioso.

Os conflitos apresentados podem ser diretamente relacionados com outras ideias de Hobbes, que já dizia que o estado de natureza é uma anarquia. Isto é, uma estado de total liberdade de ação, quase referente a uma ausência de estado dando sentido a sua frase de que “o homem é o lobo do homem”. O Estado, que deveria ser eficaz, se mostra, durante toda a longa, ineficiente e sem controle algum sobre a ordem pública nas comunidades.

Por fim, pode se analisar a Cidade de Deus como sendo um grande complexo de estado de natureza em que as regras são ditadas por cada um, a lei do mais forte, do mais astuto quando se trata das guerras de poder na comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (35.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com