TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem, Pensamento e Cultura

Por:   •  24/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

Capitulo 08

Homem, Pensamento e Cultura

De acordo com os estudos sobre o tema: “Homem, Pensamento e cultura: Abordagem filosófica e antropológica” pude perceber que o devir humano é a natureza humana, e o que há de natural no humano é transformação, isso nos permite a interpretação de que o ser humano, está e sempre esteve em constante mudança, seja ela social, histórica ou genética. Ao longo da historia da humanidade estas transformações ocorridas, acabaram gerando as várias culturas existentes.

Entretanto essas culturas são de grande importância, visto que, contribui para diversidade de línguas, de raças de costumes existentes. Além disso, sabemos que se não existisse a cultura humana não existiria a principal base da vida: a educação, visto que, estas estão diretamente ligadas no contexto histórico da humanidade. Desde quando o homem percebeu que aprender é algo bom e que facilita a sobrevivência, á que com conhecimento o homem é capaz de criar máquinas e ferramentas que podem facilitar seu trabalho.

Dentre todos os fatores surgidos através da valorização das culturas os que mais me chamaria atenção são a linguagem e a comunicação, porque é a forma como nós podemos entender os outros e organizar o mundo humano, mas o que chama mais atenção é que o nosso corpo já contem geneticamente órgãos que nos permite ouvir; escrever; ler e falar, mas não iria adiantar de nada se não existisse uma forma de nos comunicar, pois somente emitiríamos sons que não serviriam de nada, porém os homens com sua capacidade de pensar viram todas essas capacidades para que pudessem entender uns aos outros e criar métodos de comunicação: a fala e a escrita, isso é de suma importância na vida dos seres humanos, principalmente na educação.

Um outro fator muito importante na construção da humanidade é o trabalho, visto que, ele além de ser o exercício do nosso aprendizado é também a definição da identidade de alguém, o trabalho nos permite educar, e facilitar as formas de sobrevivência, e ainda podemos aprender a conviver uns com os outros, respeitando e ensinando os outros a respeitarem e trabalharem em grupo.

Nas escolas, por exemplo, o trabalho de todos os funcionários estimula os alunos a aprenderem não somente sobre as disciplinas curriculares, como também respeito; responsabilidade; intelectualidade, entre outros. Portanto o trabalho é a principal terapia para a existência humana.

No entanto, a cultura ou o trabalho não funcionaram, se não fosse pelos valores éticos; pois somente com esses valores é que podemos criar uma trégua nas guerras e na desigualdade. Valores são todas a referência simbólicas pelas quais uma pessoa da ou não importância as coisas; as pessoas; as ideias; as ações e aos acontecimentos. São eles que nos permitem analisar fatores como a injustiça e a beleza.

Dante de todos os estudos, posso concluir que a cultura, o trabalho, a educação e os valores são fatores que nos permitem evoluir e dizer que somos humanos, além de serem os atores que nos capacitam a transformar o mundo e a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com